Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

O projeto

Cenários da Indústria Automotiva: Região Metropolitana de Curitiba 2020

O Paraná é um dos estados brasileiros com maior concentração de empresas ligadas ao setor automotivo, o que contribui significativamente para o desenvolvimento da economia local. Com o intuito de cooperar para o aumento da competitividade deste setor no Paraná os Observatórios SESI/SENAI/IEL lideraram um projeto de construção de cenários prospectivos para a indústria automotiva com foco na região metropolitana de Curitiba - horizonte 2020.

O público alvo deste trabalho foi a indústria de transformação do setor automotivo, especialmente empresas localizadas no estado do Paraná ou interessadas em investir na região. Por meio dos Observatórios SESI/SENAI/IEL, que realizaram o trabalho em parceria com a CNI e o IEL/NC, e receberam apoio financeiro da FINEP.

Este projeto foi desenvolvido entre agosto de 2008 e meados de 2009, e contou com a participação de mais de 125 atores-chave. Estes, também chamados de especialistas, analisaram 23 variáveis impactantes que contribuíram para construção dos cenários "provável" e "desejável" do setor automotivo. Os prováveis são aqueles que possuem uma maior probabilidade de se realizar a partir das considerações e projeções da atualidade. Já os futuros desejáveis remetem ao desejo de se projetar um futuro a partir das percepções de diferentes tipos de atores acerca de seus valores, expectativas e aspirações sobre o futuro dentro de um contexto social e histórico pré-determinado. O método de construção de cenários trabalha com variáveis, considera o comportamento dos atores e preocupa-se com a consistência dos múltiplos cenários que podem ser gerados. Estes resultados são utilizados na recomendação de estratégias para o objeto do estudo, na identificação de variáveis impactantes e possíveis tendências que devem ser monitoradas e analisadas frequentemente.

Os principais resultados obtidos foram os cenários prováveis e desejáveis para o setor automotivo da Região Metropolitana de Curitiba. Estes tem a função de contribuir para preparar os atores para as incertezas, para formular um plano estratégico que leve em consideração as oportunidades e ameaças presentes em um contexto de constantes mudanças e, assim, ajudar a tomada de decisão que melhor se adéque ao futuro desejado.

Downloads:

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube