16 de abril de 2021
Relações Sindicais | Doação de Respiradores
Sindicatos de Ponta Grossa contribuem para a abertura de novos leitos na região

Como uma forma de contribuir com o município e a sociedade, o Sindimadeira e o Sindimetal de Ponta Grossa mobilizaram indústrias para ajudar na abertura de 20 vagas em hospitais da cidade para o atendimento a pacientes de Covid-19. “Em parceria com outras entidades, nos comprometemos a auxiliar com a compra de conjuntos de respiradores; em contrapartida, a gestão municipal e a Secretaria de Saúde do Estado disponibilizarão a estrutura para que novos leitos possam ser abertos”, explica Álvaro Luiz Scheffer, presidente dos dois sindicatos.

Entre 25 de março e 9 de abril, 18 conjuntos com respiradores e monitores já foram doados à Prefeitura de Ponta Grossa, que deve direcioná-los para novos leitos na UPA Santa Paula, no Hospital Dr. Amadeu Puppi e na Santa Casa de Misericórdia. Dos kits entregues, dois foram adquiridos pelo Sindimadeira e pelo Sindimetal.

Priscila Garbelini Jaronski, diretora-executiva das duas entidades, explica que as empresas podem contribuir com o ressarcimento dos valores investidos pelos sindicatos. “Há, ainda, a possibilidade de ajudar de outras maneiras, como com doações de EPIs ou outros materiais fundamentais para as equipes de saúde”.

Mas o engajamento do Sindimadeira e do Sindimetal para o enfrentamento da pandemia não é de agora. Álvaro lembra que, desde os primeiros casos de Covid-19 na localidade, os dois sindicatos sempre estiveram próximos das indústrias, orientando em relação às medidas preventivas e auxiliando na padronização dos protocolos de segurança. “Com isso, os estabelecimentos industriais fizeram uma série de adaptações para que os trabalhadores ficassem ainda mais protegidos”, explica o presidente.  

Porém, com o avanço da Covid-19 na região dos Campos Gerais, percebeu-se a necessidade de ampliar a atuação. “Fomos conversar com representantes do município para entender de que forma poderíamos contribuir e eles nos falaram sobre a necessidade de abertura de novos leitos. Então rapidamente mobilizamos o setor industrial para a compra de equipamentos”, conta. O foco, desde o início, foi o de salvar vidas. “Não podemos ficar parados esperando uma solução. A nossa prioridade sempre foi a de ajudar”.

Priscila também reforça que ações como essa são essenciais para que os hospitais do município, sobrecarregados com pacientes de toda a região, possam sair do estado de colapso. “Esses novos leitos, aliados a medidas de distanciamento e prevenção, nos ajudarão a enfrentar esse momento tão delicado”, comenta. Com quase 30 mil casos confirmados e mais de 600 mortes, Ponta Grossa atravessa o momento mais crítico da pandemia.

Também participam da ação o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), além da própria Prefeitura de Ponta Grossa. Até o momento, 14 empresas já contribuíram com a aquisição dos equipamentos: Arauco, Cooperativa Agrícola, Cooperativa Union – Frísia, Crown Embalagens, DAF Caminhões, Engie, Grupo Águia, LP Brasil, Makita, Sindimadeira, Sindimetal, Sindiponta, Tetra Pak e Yara.

 

Apoie a iniciativa

Agora, o grupo se preocupa em viabilizar a aquisição de bombas de infusão e de medicamentos essenciais para a recuperação de pacientes de Covid-19.  Para contribuir com a iniciativa, envie um e-mail para sindicatospontagrossa@gmail.com.

 

RELACIONADOS