21 de outubro de 2020
Relações Sindicais | hub | conexão indústria
Como a Inteligência Artificial pode ajudar a sua indústria

Conhecer os dados, sistematizá-los e saber o que fazer com eles. Estes são os três pilares da transformação digital e da Inteligência Artificial aplicada à indústria. O tema foi detalhado nessa terça-feira, 20 de outubro, no Conexão Indústria, iniciativa da Gerência de Relações Sindicais que visa estabelecer um canal de comunicação com sindicatos e indústrias debatendo temas que impactam no dia a dia das empresas.

O encontro virtual foi conduzido por Jorge Augusto Mondadori, engenheiro de Controle e Automação, consultor do Hub de Inteligência Artificial do Sistema Fiep, localizado em Londrina. Mondadori explicou como o Hub tem ajudado as indústrias e apresentou os resultados de experiências bem sucedidas conduzidas com a consultoria da instituição. Segundo ele, os três pilares da Inteligência Artificial são também os três gaps. “Normalmente as empresas não conhecem os seus dados ou quando conhecem não dispõem deles de forma organizada ou não sabem o que fazer com eles, como utilizá-los de forma a tirar o melhor proveito em prol da melhoria da gestão”, explicou.

De acordo com o consultor, a missão do Hub é exatamente promover a adoção de tecnologias que são relacionadas ao uso da Inteligência Artificial, tema transversal não só à indústria, mas a toda a cadeia de suprimentos. “Estamos em Londrina, somos um escritório dento do Instituto Senai de Tecnologia, mas atendendo todo o estado do Paraná”, informou.  

Mondadori falou sobre como o uso da Inteligência Artificial pode contribuir com a gestão das empresas. Segundo ele, usando a IA é possível evitar falhas de manutenção, otimizar o uso de matéria-prima e prever a sua falta, melhorar indicadores operacionais, melhorar a performance em produção e em vendas e tornar o serviço de pós-venda mais assertivo.

Alguns exemplos citados de resultados efetivos na consultoria prestada pelo Hub foram a identificação do manuseio incorreto de equipamentos e defeitos em sensores de temperaturas em granjas de frango de corte, problemas que impactavam no tempo de abate das aves. Outro caso citado foi de uma indústria do setor de cosméticos que reduziu de 50 para quatro minutos o tempo para a identificação da paleta de cores da nova linha de maquiagem, utilizando a análise do engajamento e influência do Instagram. A identificação de anomalias que podiam indicar fraudes em recebimento de grãos e até a detecção de sonolência de trabalhadores no ambiente de trabalho foram outras aplicações da Inteligência Artificial nas consultorias prestadas pelo Hub do Senai.

O Hub está à disposição das indústrias para auxiliá-las no processo de transformação digital e no uso da Inteligência Artificial. Mais informações sobre o serviço você encontra aqui 

A apresentação do Hub você confere aqui

Caso você não tenha acompanhado o Conexão Indústria, pode assistir aqui:

RELACIONADOS