16 de abril de 2021
boas práticas | Relações Sindicais
Com ações de comunicação, sindicatos garantem resultados

Revistas, websites, newsletters ou mensagens de WhatsApp. Esses são apenas alguns dos canais de comunicação utilizados pelos sindicatos para fazer com que as ações e os serviços oferecidos cheguem às indústrias. E mesmo com estruturas enxutas, é possível planejar estratégias simples, mas eficientes, como mostraram na última quarta-feira (14) o Sindiavipar, o Sindimetal Norte e o Sindirepa PR, na terceira edição do bate-papo virtual de boas práticas.

Mônica Fukuoka, gerente de marketing no Sindiavipar, apresentou o amplo portfólio de canais da entidade. Em circulação desde 2007, a Revista Sindiavipar é trimestral voltada a um público diverso – desde industriais até estudantes, representantes de órgãos públicos e consumidores de carne de frango. “Abordamos a avicultura do Paraná e do Brasil, informações técnicas para alunos e profissionais da área, dicas de receitas, entre outros conteúdos”, explica.

Um material que tem ajudado as empresas não só a venderem mais como também a aumentarem a produção de aves é o folder Avicultura, com informações e dicas voltadas ao setor. A entidade também tem um informativo eletrônico mensal para mostrar as ações que desenvolve, o Conexão Sindiavipar, além de clipping de notícias diário sobre o segmento, enviado aos associados.

As ações são todas feitas com o apoio de patrocínio de empresas que têm interesse comercial nas indústrias do setor, e os conteúdos são produzidos por meio de assessoria de imprensa e agência terceirizadas. Porém, toda a estratégia de comunicação é desenvolvida internamente. “Estamos sempre atrás de patrocínios e parceiros, e acredito que esse trabalho de relacionamento é o que faz toda a diferença”, conclui a gerente.

Criatividade para se reinventar

Criatividade é a palavra-chave no Sindimetal Norte. A instituição, que tem uma assessoria de imprensa terceirizada, produz praticamente todos os materiais de divulgação internamente, por meio de programas gratuitos. Os conteúdos são disseminados nas principais redes sociais e via e-mail e WhatsApp, sempre seguindo as boas práticas de cada canal. Algumas publicações são semanais, como o Café com o Presidente e o Jurídico Explica.

“Com a estrutura mais enxuta, tivemos que buscar alternativas para melhorar a comunicação com o nosso público sem aumentar os custos”, conta Priscilla Filgueiras, coordenadora no Sindimetal Norte. Na apresentação – que você pode assistir na íntegra no vídeo abaixo – ela dá dicas de várias ferramentas gratuitas para criação de artes, edição de fotos, conversão de arquivos em pdf, criação de links para arquivos, além de bancos de imagem.

Uma ação importante é a segmentação – que pode ser por tipo de empresa, assunto, entre outros critérios – de todas as mensagens enviadas. Mas o que faz mais diferença mesmo para o sucesso da comunicação, segundo a coordenadora, é a forma de abordagem. “Sempre usamos um tom mais pessoal e direcionado nas mensagens. Além disso, fazemos um contato por WhatsApp ou por ligação depois dos envios”, explica.

Mudanças a caminho

Wilson Bill, presidente do Sindirepa PR, enfrenta um desafio comum a outros sindicatos: a grande maioria da base de associados é formada de micro e pequenas indústrias, legalmente isentas de contribuição. E para que a instituição agregue cada vez mais valor às empresas e mantenha sua sustentabilidade, ela tem buscado novas formas de atuar. “Queremos diminuir a parte burocrática, pensando mais no formato de associativismo, triplicando, assim, o número de associados”, comenta Bill.

Para isso, a comunicação será essencial. “Estamos reformulando o nosso site, que está um pouco defasado, e estamos integrando cada vez mais outros canais. Também usamos bastante o WhatsApp para comunicados e informações restritas para o associado”, explica. Ele acrescenta que uma dificuldade do setor em que atua é encontrar conteúdos técnicos, e o site deve ajudar nesse sentido. “Queremos agregar à ferramenta um canal de vídeos com informações úteis e de relevância”, conta.

Essas estratégias fazem parte de uma maior: construir um sindicato virtual, oferecendo soluções em transformação digital e comercializando treinamentos em EaD do Senai via e-commerce próprio. “Assim, esperamos atrair não só mais associados, mas associados de qualidade, que vejam valor nos nossos serviços”, finaliza.

Assista ao vídeo da apresentação

RELACIONADOS