22 de janeiro de 2021
HUB de IA | Comunicação Sesi Senai e IEL
2021 impulsionará presença de Inteligência Artificial dentro das indústrias

No último ano, vimos a aceleração exponencial da transformação digital nas indústrias. A 4ª Revolução Industrial deixou de ser apenas um conceito para se tornar uma realidade que determina a sobrevivência de uma indústria, em especial durante a crise sanitária. Entre as tecnologias da Indústria 4.0, está a Inteligência Artificial. “Hoje, a indústria demanda ainda mais produtividade e eficiência em seus processos. Com o aumento da adoção do 5G e de plantas conectadas com Internet das Coisas (IoT), o potencial de aproveitamento da Inteligência Artificial também aumenta, uma vez que é uma tecnologia de grande apoio à otimização de processos. Além disso, para crescer, as indústrias podem contar com parcerias com startups, que promovem rápidas e novas tecnologias”, afirma Fabrício Lopes, gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep.

Para facilitar o contato entre grandes corporações e startups, o Sistema Fiep promove a segunda edição do programa AI Corporate Innovation. O programa tem como objetivo selecionar indústrias com demandas em Inteligência Artificial, transformação digital e indústria 4.0 para lançarem desafios, que serão respondidos por startups com apoio do HUB de Inteligência Artificial e Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação no Paraná.

“Startups são entidades especializadas em novas tecnologias, entre elas, a Inteligência Artificial. Neste programa, demandas de grandes empresas podem ser solucionadas utilizando tecnologia de IA. As demandas são formatadas como desafios para startups, que desenvolvem provas de conceito das soluções propostas”, explica Mário Rafael Bendlin Calzavara, Consultor de Inovação e Business Development do Hub de IA do Senai.

Esta é a segunda edição do AI Corporate Innovation. Em 2020, no primeiro ciclo, participaram cinco grandes indústrias brasileiras. Foram mais de 20 desafios propostos pelas grandes indústrias e mais de 250 inscrições feitas por mais de 80 startups de todo o país. No final do ciclo, 12 propostas foram, efetivamente, contratadas para execução nas indústrias.

Indústrias de todo o Brasil podem se inscrever até o dia 29 de janeiro pelo site: https://www.senaipr.org.br/tecnologiaeinovacao/nossarede/hubsdeinovacao/corporateinnovation/ ou pelo e-mail caio.costa@sistemafiep.org.br. Em fevereiro, os desafios serão lançados e as startups interessadas poderão se inscrever em março.

Sobre o HUB de Inteligência Artificial Senai

Inaugurado em 2019 na cidade de Londrina, o HUB de Inteligência Artificial Senai tem atuação nacional com a missão de acelerar a adoção das novas tecnologias pelas empresas brasileiras. O HUB atua como um Centro de Provas de Conceito de Inteligência Artificial, ou uma “fábrica de POCs”, para que as empresas experimentem a aplicação de IA de forma acessível e ágil.

O HUB de Inteligência Artificial Senai faz parte de um ecossistema de inovação em crescimento, onde estão conectadas empresas de TI, startups, indústrias, instituições de pesquisa e de ensino, todos envolvidos na temática de IA.

Para saber mais acesse senaipr.com.br/tecnologiaeinovacao/nossarede/hubia.

RELACIONADOS