26 de novembro de 2020
unidades | Comunicação Fiep e Institucional
Por dentro do Sistema Fiep: conheça a unidade do Portão

Desde o início da nossa série, já passamos por Francisco Beltrão, Cascavel e Telêmaco Borba, sempre mostrando um pouco da atuação do Sistema Fiep no desenvolvimento dos munícipios e no atendimento às necessidades da indústria e de seus trabalhadores. Nesta edição, partimos dos Campos Gerais com destino a Curitiba, na unidade Portão, conhecida por sua vocação à educação. Vamos lá?

O Sistema Fiep iniciou suas atividades na região em 1977 e hoje possui uma área total de 10.380m², sendo 5.500m² de área construída e 173 colaboradores. Oferta soluções na área educacional com o Colégio Sesi, Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo a única unidade a oferecer a modalidade em Curitiba, e Educação Continuada (ECO). Por meio do Senai, atua na área de educação profissional, com cursos de aprendizagem, aperfeiçoamento e qualificação nas áreas de Segurança do Trabalho, Logística, Alimentos, Gráfica e Administração.

A unidade conta com parcerias importantes para o desenvolvimento do estado, com o Sindicato da Indústria Gráfica do Estado do Paraná, oferece um polo gráfico voltado para a indústria gráfica, e com o Sindicato de Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná, possui uma estrutura completa para atender à área de panificação. A unidade também disponibiliza suas instalações para o Consulado da Coréia do Sul, que leciona o seu idioma para a população.

A gerente da unidade, Raquel do Nascimento, que está no Sistema Fiep há 23 anos, conta que todo o trabalho desenvolvido pela unidade a tornou referência no município. “A comunidade do entorno gosta, respeita e nos reconhece como uma referência em educação e cultura. Grande parte dos nossos clientes são oriundos da indústria, o que reforça nosso objetivo de estar ao lado da indústria paranaense, possibilitando que ela se aprimore e se desenvolva sempre”, diz.

Pela indústria e para a comunidade

Além das importantes parcerias com sindicatos, a unidade também é referência em educação para as empresas com o Crescer na Indústria. O projeto surgiu em 2014 para a implantação e operacionalização de creches e pré-escolas nas indústrias. Hoje, conta com 48 colaboradores em Curitiba e Campinas, que atendem 226 filhos de industriários da Bosch. Em 2021 o Crescer na Indústria dará um importante passo: atenderá mais uma indústria, a Vexilom, em Curitiba.

"Criamos um ambiente para cuidar e educar, como direito social, os filhos dos colaboradores das indústrias. Oferecemos um espaço seguro, para que os industriários sintam confiança em deixar seu filho (a) durante sua jornada de trabalho. A iniciativa também contribui para a redução do absenteísmo e ganho na qualidade de vida dos profissionais", explica a gerente.

Você sabia?

A unidade do Portão foi fundada no final da década de 1970 para fazer frente à demanda cada vez maior de serviços, originada pela ampliação do parque industrial curitibano. Na época, a Fiep adotou uma política de extensão de seus benefícios em Curitiba e nas cidades do interior, com a construção de Centros de Atividades (CATs). Os espaços ofereciam assistência médica, odontológica, educacional, social e recreativa. O primeiro desses centros entregues ao público no Paraná foi o Úrsula de Mari, hoje, unidade Portão. O bairro foi escolhido por ser populoso e reunir um dos núcleos industriários mais expressivos da cidade. O centro funcionava em regime integral, atendendo em todas as suas áreas de atuação: saúde, educação, cultura, esporte e lazer.

Quer conhecer mais sobre a unidade do Portão? Clique aqui e veja a nossa galeria de fotos.

RELACIONADOS