26 de agosto de 2021
sti | Comunicação Sesi Senai e IEL
Sistema Fiep lança oficialmente Chamada Paranaense de Inovação Industrial

O Sistema Fiep lançou nesta quinta (26) a Chamada Paranaense de Inovação Industrial. A iniciativa terá como foco soluções de melhoria ou novos produtos e aumento da produtividade industrial e prevê um aporte financeiro de R$ 3,3 milhões. As indústrias que quiserem se inscrever na Chamada, podem acessar o site senaipr.org.br/chamadaparanaense e enviar todas as informações até 30 de setembro.

José Antonio Fares, superintendente do Sesi e IEL no Paraná e diretor regional do Senai no Paraná, lembra que o Paraná é um estado que tem vocação natural para inovação, de serviços importantes e desenvolvimento industrial e que o Sistema Fiep e o Senai Paraná precisam acompanhar esse movimento. Ele esclarece que a Chamada é mais uma solução para industriários que desejam inovar. “O edital é um caminho inteligente, com risco calculado, de desenvolvimento, onde todos participam e compartilham a soluções. Esse edital de estímulo às iniciativas de inovação é algo totalmente aderente à necessidade da indústria, fazendo com que esse empresário se sinta mais seguro ao fazer a inovação tão necessária para sua empresa e indústria”, esclarece.

Fabrício Lopes, gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep, lembra que, além da Chamada Paranaense de Inovação, há outras duas iniciativas da instituição que estimulam a indústria a inovar: Startup.tech Saúde e Segurança, que trará recursos para projetos de inovação nessa temática, e o Agrotech, com foco em promover a transformação digital no agronegócio. “Serão aproximadamente R$ 6 milhões disponibilizados nessas três chamadas. É uma oportunidade única para um ano difícil, com pandemia, inflação alta, câmbio totalmente desregulado. Os desafios para a indústria do Paraná desenvolverem novos produtos é muito grande, mas temos grandes oportunidades neste cenário. São nos cenários difíceis que as inovações aparecem e, para isso, o Senai Paraná e a Federação das Indústrias, com o apoio da Plataforma de Inovação para a Indústria do Senai Departamento Nacional e outros parceiros como o Governo do Estado, através da Fundação Araucária, estão disponibilizando essas Chamadas”, lembra Fabrício.

Conheça as categorias da Chamada Paranaense de Inovação Industrial

O aporte financeiro de R$ 3,3 milhões da iniciativa se dividirá em três categorias: até R$ 60 mil será destinado para soluções com foco em aumento da produtividade, como automação e digitalização de processos, sistemas para aumento de produtividade, simulação e modelagem e implementação de ferramentas inovadoras; até R$ 108 mil irá para soluções para melhoria ou desenvolvimento de novos produtos, como novos materiais, equipamentos, soluções em  TI,  sensores bioquímicos etc; e até R$ 290 mil será voltado para soluções para resolver desafios da cadeia industrial (mínimo de três indústrias), focado em desafios de concorrência internacional, mudança legislação, atualização tecnológica, entre outros.

Como participar

Os interessados deverão enviar a proposta via site, fazendo o cadastro da ideia e encaminhando um vídeo explicativo de dois minutos. As propostas passarão por uma seleção com base na aderência ao objetivo da Chamada, maturidade do projeto e grau de impacto gerado com a implementação da solução. As indústrias selecionadas participarão de uma entrevista, quando farão a apresentação das propostas para uma banca composta por representantes do Sistema Fiep e Institutos Senai de Inovação. Após a entrevista, acontecerá a etapa de aprovação final, com análise da viabilidade técnica, orçamento e tempo de disponibilização da solução para o mercado e aplicação da solução em outras empresas do setor ou na cadeia. Por fim, acontecerá a contratação, com o plano de projeto e assinatura do termo de cooperação entre Senai, Sistema Fiep e indústria. Os projetos inscritos poderão ter até 12 meses de execução.

Poderão participar indústrias de micro, pequeno, médio e grande portes, regularizadas e com CNPJ no Estado do Paraná, individualmente ou em associação com outras empresas ou grupos econômicos brasileiros.

Para saber mais sobre o programa, confira a live de lançamento do projeto:

Para mais informações, acesse senaipr.org.br/chamadaparanaense.

RELACIONADOS