3 de setembro de 2021
Faculdades da Indústria | Comunicação Sesi Senai e IEL
Metodologias Ágeis e Inovação para os profissionais do futuro e a Indústria 4.0

Estimular os jovens na formação do mindset para a Indústria 4.0, fazendo uso das mais modernas metodologias de trabalho e resolução de demandas, desenvolvendo as competências que os profissionais do futuro terão que possuir frente as constantes mudanças exigidas pelo mercado. Com este objetivo, o Sistema Fiep, por meio do FabLab das Faculdades da Indústria em São José dos Pinhais, a pedido do Grupo Volkswagen, apresentou para o grupo de estagiários da montadora o Workshop Metodologias Ágeis e Inovação.

A iniciativa faz parte do Programa Interno de Estruturação e Aplicação de Projetos da indústria automotiva, que terá duração de três meses e tem como objetivo desenvolver o grupo para que apresentem projetos relacionados às questões que podem ser melhoradas dentro da montadora.

“Precisamos, cada vez mais, dar sinais de uma gestão mais aberta, mais participativa e que trabalhe de forma ágil com diferentes projetos. Dentro deste contexto, a parceria com o Sistema Fiep, por meio desta iniciativa, possibilita a instrumentalização dos nossos jovens estagiários para que possam atuar com projetos de maior complexidade, adotando metodologias que colaborem para resultados de melhor qualidade e com entregas em curtos espaços de tempo”, explica Marcelo Jesus, gestor de recursos humanos do Grupo Volkswagen, da unidade São José dos Pinhais.

Para Fernando Rolo, estagiário de Engenharia Mecânica na montadora, a iniciativa se apresenta como um incentivo para o desenvolvimento profissional dentro da indústria. “A metodologia apresentada tem como objetivo tornar os nossos projetos mais ágeis e mais eficientes. Cada estagiário terá um projeto próprio dentro da Volkswagen e com a ajuda do FabLab, com a ferramenta e o apoio profissional da equipe, será um facilitador muito grande para que isso aconteça. Agora é hora de colocarmos todas as ideias no papel para conseguirmos aplicar na prática”, comenta o acadêmico que tem a opinião compartilhada pelo colega de trabalho Vinícius Pliska Cardoso, do 8º período de Administração das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep. “A experiência de conhecer o FabLab foi incrível, sair um pouco da rotina de trabalho e vivenciar um ambiente de inovação e tecnologia foi ótimo e será de suma importância para o nosso desenvolvimento, além de agregar muito no período de estágio. Além disso, a estrutura que o Fab Lab possui superou as minhas expectativas. Essa é uma ótima oportunidade de atrair e agregar novas experiências tanto para o Sistema Fiep como para as indústrias”, diz o estagiário em Logística na fábrica do Grupo Volkswagen, vaga conquistada por meio do Núcleo de Empregabilidade das Faculdades da Indústria.

“Gostei muito da iniciativa. Nós, como estagiários, somos a nova visão da indústria. É muito legal saber que teremos uma estrutura e um suporte como este do FabLab, que tem muita experiência nessa área de inovação e de startup de projetos. Acho que vai ser muito útil para o nosso dia a dia de trabalho”, comenta Jéssica Okamura, acadêmica de Engenharia Mecânica e estagiária da fábrica piloto do Grupo.

Alessandro de Castro, gerente do Sesi/Senai e IEL do Sistema Fiep em São José dos Pinhais, destaca a importância da proximidade com a indústria para entregas efetivas e que atendam às necessidades exigidas pelo mercado. “É uma grande satisfação receber o Grupo Volkswagen na nossa Unidade para que possamos desenvolver, por meio do FabLab das Faculdades da Indústria, programas como design thinking e metodologias ágeis, aprimorando as habilidades e competências dos estagiários da montadora e colaborando para eles consigam, em um curto período de tempo, desenvolver projetos e apresentar soluções alinhadas às necessidades da indústria e que realmente façam a diferença nas atividades que realizam”.

A partir deste encontro, os estagiários vão desenvolver suas iniciativas com o apoio de gestores da montadora em áreas como recursos humanos, controladoria e finanças, engenharia de série, fábrica piloto, manutenção e produção, logística e qualidade assegurada. Em outubro, retornam para o FabLab das Faculdades da Indústria para um processo de mentoria e acompanhamento das iniciativas propostas, com objetivo de concluir e apresentar os projetos para os diversos ecossistemas de negócios do Grupo, no mês de novembro, durante a conclusão do programa.

“Para nós, iniciativas como esta colaboram para evidenciar, por meio das Faculdades da Indústria, a contribuição do Sistema Fiep para a cidade de São José dos Pinhais, onde está situada esta planta do Grupo Volkswagen, utilizando a nossa estrutura e a nossa metodologia de ensino alicerçada em soluções que qualificam profissionais e entregam aquilo que a indústria precisa”, finaliza o gerente do Sesi/Senai e IEL do Sistema Fiep em São José dos Pinhais, Alessandro de Castro.

RELACIONADOS