16 de março de 2021
empregos | Comunicação Fiep e Institucional
Indústria puxa crescimento dos empregos formais no Paraná em janeiro

Assim como em quase todo o ano passado, a indústria continua sendo o setor que mais tem criado vagas de emprego com carteira assinada no Paraná. Foi responsável por 37% do total de vagas abertas em janeiro, ou seja, saldo de 8.934 admissões. O setor de serviços ficou em segundo, com 8.479, seguido por construção (4.758), comércio (1.790) e agropecuária (381). O Paraná abriu ao todo 24.342 postos de trabalho no primeiro mês do ano, 34% mais do que em janeiro de 2020. A indústria também registrou crescimento de 19% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os dados foram divulgados hoje (16/3) pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

Das 24 atividades da indústria de transformação analisadas, apenas duas tiveram desempenho negativo em janeiro. Bebidas fechou 61 vagas e, petróleo, 43. Os que mais admitiram foram confecções e artigos do vestuário (1.978 vagas), madeira (809), máquinas e equipamentos (767) e móveis (760). O crescimento em relação a janeiro de 2020 impressiona. Os empregos no segmento do vestuário aumentaram 56%. No madeireiro a alta chega a 568%, puxada principalmente pelo aumento na demanda das exportações do produto para os Estados Unidos. Máquinas e equipamentos também aumentaram em 70% as contratações, assim como móveis, com alta de 14%. Setores importantes como automotivo e alimentos também criaram vagas, 391 e 186, respectivamente.

De acordo com o economista da Federação das Indústrias do Paraná, Evânio Felippe, o desempenho no mercado de trabalho formal nessas atividades é reflexo dos bons resultados na produção industrial registrada no mesmo mês. “Quanto maior o ritmo de produção, maior a geração de novas vagas. Janeiro foi o quinto mês seguido de crescimento da atividade industrial no estado e o impacto pode ser sentido no aumento das contratações e no processo de recuperação geral da economia. O resultado positivo dos últimos meses confirma a força do setor industrial no processo de recuperação econômica após o período crítico no início pandemia, no ano passado”, alega.

No Brasil, a indústria abriu mais de 90 mil e 400 novas oportunidades de trabalho no mês.  E o Paraná responde por quase 10% do total dessas vagas criadas pelo setor em todo o país.

Porém, segundo o economista, é difícil prever como a geração de vagas no estado deve se comportar nos próximos meses em função do agravamento da pandemia a partir de fevereiro. “É preciso acompanhar o desempenho das contratações nos próximos meses e o impacto das medidas restritivas e de lockdown decretadas recentemente no estado. Muitas indústrias interromperam atividades, o que pode comprometer o ritmo de recuperação na geração de empregos daqui para frente”, conclui.

RELACIONADOS