SINDIBEBIDAS

Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Sindibebidas entrega Central de Recicláveis em Maringá

Organização irá gerar renda e emprego, potencializando o recolhimento de embalagens na cidade e região e ainda possibilitando benefícios ao meio ambiente e cumprimento da legislação

clique para ampliarUnidade irá possibilitar melhoria de renda e condições de trabalho para os catadores. (Foto: AEN)
O Sindibebidas inaugurou no dia 21 de julho a primeira etapa da instalação da Central de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMR) de Maringá. A ação, liderada pelo sindicato, faz parte de um esforço da indústria para atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Lei de Logística Reversa, tendo ainda o aspecto ambiental, com o recolhimento de materiais recicláveis, e o caráter social, com a geração de emprego e renda para os catadores.

A CVMR é fruto de uma parceria que une o Sindibebidas, o governo do Estado, a prefeitura de Maringá e sete cooperativas de catadores, que serão responsáveis por encaminhar para a reciclagem materiais como garrafas pet, papel, papelão, latas, vidros e outros resíduos.

De acordo com o presidente do sindicato, Nilo Cini Jr, foram investidos até o momento R$ 2,5 milhões na Central. Ele afirma que um dos fatores mais importantes do projeto é a qualificação dos trabalhadores, que passarão a entregar os materiais com segurança.

“O projeto estimula o associativismo e o cooperativismo e melhora a renda dos catadores porque são eles que recolhem as embalagens e levam para as cooperativas, onde é feita a triagem”, explicou.

O Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Antonio Carlos Bonetti, também elogiou a medida, ressaltando seu aspecto de proteção ambiental. “É um projeto que alia a proteção ao meio ambiente, aos nossos fundos de vales e cria empregos”, disse.

Expansão

A CVMR atende a Lei 12.305/10 e Decreto 7.404/10, que instituíram a Política Nacional de Resíduos Sólidos, além do Edital de Chamamento nº 01/12 do governo paranaense. Já a instalação da unidade em Maringá faz parte do Termo de Responsabilidade firmado entre o Sindibebidas e o governo do Estado em setembro do ano passado prevendo a instalação de CVMRs em diversas regiões.

A Central já está em operação na Região Metropolitana de Curitiba e estão previstas ainda, além de Maringá, as inaugurações das unidades de Londrina e Cascavel até o final deste ano. Já em 2017 deverão ser instaladas as unidades de Francisco Beltrão, Guarapuava e nos Campos Gerais.

Com informações da Agência Estadual de Notícias
Estudo mostra mudanças no comportamento do consumidor de bebidasSua empresa tem um projeto inovador? Inscreva-o no Inova Talentos do IEL