SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Relacionamento com clientes foi tema de workshop para indústrias do setor de calcário

Assunto foi abordado pela consultora Lucia Helena Rahmé, em evento realizado em novembro dentro de projeto envolvendo Sindemcap, Sesi e BID

clique para ampliarclique para ampliarAtividades do projeto envolvendo BID, Sesi e Sindemcap serão desenvolvidas até maio de 2015 (Foto: Joyce Carvalho)

Industriais e profissionais do setor de cal e calcário participaram, em novembro, do quarto workshop do projeto Gestão da Sustentabilidade para a Competitividade de Micro e Pequenas Empresas, realizado pelo Sesi Departamento Nacional e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em sete departamentos regionais do Sesi. No Paraná, o trabalho é feito com cinco setores industriais (envolvendo os sindicatos Sindemcap, Sinduscon-PR, Sindvest/Maringá, Sivale/Apucarana e Sinvespar/Francisco Beltrão). O projeto está sendo desenvolvido há sete meses e deve ser concluído em maio de 2015.

Desta vez, os participantes acompanharam o tema Relacionamento com Clientes, abordado pela consultora Lucia Helena Rahmé. Ela mostrou como as indústrias precisam lidar com um universo bem diferente de clientes e potenciais clientes, sendo necessário fortalecer todas as áreas da empresa para que o resultado final seja positivo.

Além disto, as indústrias devem achar seus diferenciais para competir dentro do mercado, entre eles a oferta de valor aos seus produtos e serviços; reputação; identidade; e comunicação. “O grande desafio é vender tudo isto para o cliente e para o mercado. Isto passa por um conjunto de ações”, ressaltou a consultora durante o workshop. Os presentes também integraram dinâmicas de grupo sobre a identificação de potenciais clientes e a valorização do produto da indústria no momento da venda.

clique para ampliarclique para ampliarConsultora Lucia Helena Rahmé fez dinâmicas com o grupo participante durante o workshop realizado em novembro (Foto: Joyce Carvalho)

Além de relacionamento com os clientes, o projeto já tratou sobre os temas Missão, Visão e Valores; Condições e Recursos para Saúde Pessoal; e Capacitação, Desenvolvimento e Treinamento. Os participantes também receberam a equipe técnica do Sesi envolvida no projeto para consultorias individuais entre a realização dos workshops. O último deles será realizado em março do ano que vem, sobre Processo Produtivo Ecoeficiente.

“Estamos percebendo uma integração cada vez maior das indústrias. O grupo de 11 empresas aderiu realmente ao projeto e todas estão caminhando positivamente em relação aos temas abordados”, opinou Maria Carolina de Castro Leal, analista técnica do Sesi Paraná. No segundo semestre de 2015, a equipe do Sesi vai reaplicar questionários (modelos de sustentabilidade) para verificar os resultados alcançados pelo grupo.

O presidente do Sindemcap, Josemar Guarise, também participa do projeto. Na opinião dele, o workshop realizado em novembro conscientizou os industriais e profissionais de que não é possível uma empresa apenas fazer um produto e vender de qualquer jeito. "É preciso vender algo que o cliente queira, mas por um preço justo para ele e para a empresa", salientou. Guarise ainda comentou que o programa está rendendo frutos positivos, beneficiando o setor.

Para Anderson Scatola, gerente administrativo financeiro da Indústria e Comércio Cal Ouro Branco, Mineração Itafiler e Transbonato, o projeto surpreendeu as expectativas iniciais. “Depois dos workshops, os analistas do Sesi vão na empresa, acompanham as atividades, apontam o que pode melhorar e fornecem as ferramentas para isto. O saldo vem sendo bastante positivo. É essencial levar este conhecimento para dentro da empresa e colocar tudo em prática”, avaliou.

Fábio Pereira de Cristo, gerente de Recursos Humanos da Dolomix Cavassin, contou que o projeto tem sido uma oportunidade única. “Está sendo muito bom, especialmente para o setor, que não abordava temas como os que vimos durante os workshops. É uma oportunidade interessante de trazer esta realidade e saber que é possível aplicá-la nas pequenas empresas”, considerou.

Bom atendimento ao cliente passa por uma boa relação entre todas as áreas de uma indústriaBom desempenho da indústria passa por liderança eficiente