Chegou o momento de votar bem

fiepNeste domingo, os eleitores brasileiros escolherão os prefeitos e vereadores que serão responsáveis pela condução, nos próximos quatro anos, dos 5.570 municípios do país – 399 deles no Paraná. Eleger pessoas realmente comprometidas com os interesses e anseios do conjunto da sociedade é o primeiro passo para que tenhamos cidades bem administradas, em condições para atender as necessidades da comunidade e garantir um desenvolvimento consistente no futuro.

Para isso, é preciso votar com consciência. E uma escolha consciente se faz, principalmente, com informação. Com o objetivo de auxiliar nesse processo, o movimento Vote Bem apresentou, ao longo desta campanha, uma série de dados que podem estimular o eleitor a fazer uma análise criteriosa dos candidatos, votando de maneira responsável quando for às urnas. 

Iniciativa apartidária articulada pela Fiep e apoiada por mais de uma centena de instituições, o movimento disponibiliza no portal www.votebem.org.br informações sobre o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro e quais são as verdadeiras atribuições de prefeitos e vereadores. Apresenta, ainda, inúmeras dicas para que o eleitor pesquise o perfil e as propostas dos candidatos, além de um painel de indicadores que mostra a realidade dos municípios paranaenses em áreas como desenvolvimento social, dinamismo econômico e políticas públicas. 

Mas tão importante quanto ajudar o eleitor nesse momento decisivo da democracia, o Vote Bem deixa claro que a obrigação do cidadão não se encerra com o voto. Para que ocorra uma mudança efetiva na forma de se fazer política no Brasil, em que os desejos da sociedade estejam acima de interesses partidários ou individuais, é preciso que cada pessoa acompanhe mais de perto a atuação dos eleitos. Fiscalizar a aplicação dos recursos públicos e cobrar políticas ou programas que atendam às necessidades da coletividade é uma obrigação de todos. 

Que, nesta reta final das eleições municipais, cada eleitor avalie em profundidade e com serenidade as opções que se colocam a sua frente. E que, com sabedoria e consciência, possa fazer bom uso da maior arma que o cidadão possui em uma democracia: o voto. 

Vote bem agora para não se arrepender depois.

Acesse e saiba como votar bem.