5 respostas sobre o custo da mercadoria importada

Ao importar insumos ou serviços para a fabricação de seus produtos o empresário deve ficar atento aos fatores que influenciam no custo da mercadoria importada. A consultora do Centro Internacional de Negócios do Paraná (CIN) da Fiep Anara Miske responde cinco questões sobre o assunto. Confira!

fiep

O que considerar?

Fique atento ao valor da mercadoria, aos custos logísticos incluindo o transporte, seguro e armazenagem. Não menos importante, mas em segundo plano, confira os tributos, os serviços com desembaraço, documentos, entre outros. 

fiep

Quem é o vilão?

São os custos logísticos, que podem alterar dependendo dos prestadores de serviço e do tempo de liberação da carga. Classificar corretamente a mercadoria para não ter problemas no recolhimento dos tributos é um item a ser observado.

 fiep

Devo priorizar o Mercosul?

Ao importar mercadorias de origem dos países-membros do Mercosul é possível zerar a alíquota do Imposto de Importação, e isso desonera principalmente o IPI. Há ainda importantes acordos no setor automotivo e também no âmbito da Associação Latino-Americana de Integração.

 fiep

Há benefícios fiscais?

Em relação aos benefícios fiscais, o regime aduaneiro drawback para insumos importados que serão transformados em produtos a serem exportados é um dos principais utilizados. Já os benefícios estaduais dependem do produto e do Estado de entrada da mercadoria. 

 fiep

Em que devo estar atento?

O importador deve cuidar com a classificação do produto para não ter problemas com as alíquotas do Imposto de Importação. Vale a pena manter uma margem de segurança em seu custo, pois questões alfandegárias ou de câmbio podem ser acompanhadas, mas não previstas com exatidão.

Essas e muitas outras questões serão esclarecidas durante o curso “Calculando o custo da mercadoria importada”, realizado pelo CIN/PR, no dia 6 de julho. Saiba mais no site.

Notícias relacionadas:

10 passos para seguir antes de começar a exportar

Quero internacionalizar o meu produto, e agora?

O que preciso saber para ingressar no comércio exterior