10 passos para seguir antes de começar a exportar

Vivemos uma janela de oportunidade de ingresso no mercado exterior. Seja pela desvalorização do real frente ao dólar ou pela necessidade de ampliar os mercados. Motivos não faltam. Confira esse check list com 10 passos que você deve seguir antes de começar a exportar. As dicas são do gerente de Relações Internacionais e Negócio Exterior da Fiep, Reinaldo Tockus.

1.Seja habilitado

Depois da empresa constituída e legalizada, deverá ser providenciada a habilitação para utilizar o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), também conhecida como habilitação (ou senha) no Radar. Esta habilitação consiste no exame prévio daqueles que pretendem realizar operações de comércio exterior.

2. Siga sua finalidade

Tenha fidelidade ao seu core competence, de forma a entregar ao mercado aquele produto ou serviço que melhor tem para oferecer. Aventuras de ocasião e bons negócios não são compatíveis.

3.  Faça treinamentos

Treinamentos em negociações e em relacionamento interpessoal são altamente necessários para o sucesso nos negócios, pois aumentam a auto-confiança e a segurança frente às inúmeras dificuldades que surgem durante a construção de um negócio bem realizado.

4.  Amplie seu conhecimento

Tenha domínio sobre a formação dos preços de exportação, onde consideram-se todos os fatores colaterais da atividade, como: tributação nacional e internacional, regras de origem, fitossanitárias etc.

5.  Saiba os riscos

Em toda atividade negocial existem riscos de diversas ordem. É importante que considere desde o início os entraves burocráticos, documentais, logísticos e culturais. Esses fatores podem trazer o insucesso da operação comercial.

6.  Invista em logística

Importação e exportação possuem as mais variadas modalidades logísticas, que vão da utilização dos Correios até os mais diversos modais de transporte, que podem implicar fortemente nos resultados dos negócios.

7.  Momento propício

A crise no mercado interno trouxe uma grande janela de oportunidades para quem deseja exportar, pois a desvalorização do real fez os nossos produtos muito atrativos para o mercado externo. Aconselha-se utilizar essa grande oportunidade para fazer do comércio exterior uma opção permanente nos negócios da empresa, especialmente daquelas que estão iniciando nessa interessante atividade.

8.  Cenário atual

Com a alta do dólar, as importações ficaram bastante prejudicadas, portanto, apenas aqueles produtos essenciais continuam viabilizados economicamente. Por outro lado, houve uma franca expansão das possibilidades para a exportação, em praticamente todos os segmentos, em especial os manufaturados. Destaca-se como potenciais segmentos, os alimentos de qualquer natureza, confecções, têxteis, madeira e derivados, softwares etc.

9. Exportações em números

A exportação paranaense representa hoje cerca de 8% do total brasileiro, porém, aproximadamente 80% são produtos da agroindústria, o que deixa muito espaço para o crescimento dos demais produtos industrializados no estado. Há uma ótima oportunidade para boa parte das indústrias, com 10 mil potenciais novos exportadores no Paraná.

10. Oportunidade de crescer

Existem inúmeras oportunidades para as pequenas, médias e micro-empresas no mercado externo, que devem ser consideradas pelos seus dirigentes. Historicamente sabemos que o mercado internacional é bastante estável e de baixíssima inadimplência, dando sustentação aos indicadores comerciais de uma empresa. A hora é agora, de buscar o sucesso no exterior.

Se você também tem interesse em atuar no mercado exterior, procure capacitações e consultorias. O Centro Internacional de Negócios do Paraná capacita e orienta empresas que buscam a internacionalização dos seus produtos. E cria oportunidade de negócios com grupos empresariais de outros países. Confira agenda!