Exportação: é possível!

 

fiep

É o caso da Quimilaus, indústria química localizada em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Ao longo de três a empresa de preparou para ingressar no mercado internacional, preparando a linha de produtos até iniciar a participação no programa Peiex – projeto que visa à competitividade e promoção da cultura exportadora empresarial. 

Depois de passar por diversas fases e receber assessoria para iniciar a internacionalização, a empresa conseguiu seu primeiro comprador depois de participar de uma missão empresarial na África e abrir mercado na Angola e em Moçambique, que foi receptivo com os produtos por levarem as cores e brasileiras. 

A representante do marketing da Quimilaus, Gracielle Vernize lembra que o maior desafio foi o desconhecimento de como começar a exportar. “O suporte das entidades foi imprescindível ao longo do processo. Acredito que é possível exportar, desde que a empresa respeite as etapas e tenha cautela”, ressalta.

Outro exemplo é a maringaense Unilife, que iniciou suas exportações na metade de 2015 depois de analisar o momento econômico atual e perceber que o mercado interno estava retraído. Giancarlo Vertuan conta que foi necessário investir em inovação para desenvolver novas embalagens a fim de atender às exigências de países do Oriente Médio, bloco comercial de entrada da empresa no mercado internacional, depois de uma tentativa de ingressar na Ásia. 

Após a decisão de iniciar a internacionalização uma trading foi contratada para desenvolver o trabalho e dar apoio. Outro ponto estrutural foi a participação no programa Peiex. Como a atuação se deu em uma região com cultura muita diferente foi necessário tirar selos de qualidade para atender as regras e atuar no mercado árabe, além de inserir o idioma no site. 

Com o processo de internacionalização a todo vapor, a empresa abriu escritórios em Dubai, nos Emirados Árabes, e em Nova York, nos Estados Unidos. O objetivo é facilitar a expansão para outros blocos econômicos. 

Se você também tem interesse em atuar no mercado exterior, procure capacitações e consultorias. O Centro Internacional de Negócios do Paraná capacita e orienta empresas que buscam a internacionalização dos seus produtos. E cria oportunidade de negócios com grupos empresariais de outros países. Confira agenda! 

Notícias relacionadas:

O que preciso saber para ingressar no comércio exterior

Atento a movimento na economia nacional, IEL lança curso de comércio exterior

Quero internacionalizar o meu produto, e agora?

 

>> VOLTAR