Vendas industriais começam semestre em alta

clique para ampliar clique para ampliarUnidade da Repar em Araucária: vendas de derivados de petróleo cresceram em julho (Foto: Divulgação)

O segundo semestre começou aquecido para a indústria do Paraná. Segundo pesquisa mensal do Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), as vendas industriais cresceram 2,4% em julho, na comparação com o mês anterior. Este é o terceiro mês seguido de expansão, após uma acomodação ocorrida em abril, e o segundo em que o resultado é maior do que em 2008, antes do baque provocado pela crise econômica internacional.

Apesar de o ritmo ser menor do que o registrado em maio (quando o crescimento foi de 2,9% sobre abril) e junho (alta de 8,1%), o setor continua em aceleração na comparação com o ano passado. As vendas de julho foram 12% maiores do que as do mesmo mês de 2009, enquanto nos primeiros sete meses deste ano elas ficaram 5,7% acima do registrado no período de janeiro a julho do ano passado - expansão maior do que a acumulada até maio (3,25%) e junho (4,5%).

"O crescimento de julho foi espalhado por 11 dos 18 segmentos pesquisados, com destaque para as vendas do setor de veículos, que subiram 10% na comparação com junho, e de derivados de petróleo e álcool, com alta de 4,7%. São segmentos com um peso grande na produção do Estado", comenta o economista Maurílio Schmitt, coordenador do Departamento Econômico da Fiep. Na comparação com julho de 2009, os melhores desempenhos foram vistos nos segmentos de veículos (alta de 59,7%), e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (45,3%). As maiores retrações foram no setor têxtil (queda de 28,6%) e metalurgia básica (-23,9%).

Nos primeiros sete meses do ano, 13 dos 18 segmentos pesquisados apresentaram crescimento sobre o mesmo período de 2009. As maiores altas foram nas áreas de couro e calçados (42,9%), artigos de borracha e plástico (34%) e veículos (29%), refletindo a recuperação após a retração nas vendas no primeiro semestre do ano passado. A única baixa significativa em 2010 foi no setor de edição e impressão (-15%).

Segundo Schmitt, os números de julho mostram que as vendas da indústria se consolidaram em um patamar acima do registrado antes da crise, o que deve fazer com que nos próximos meses os números acumulados em 2010 superem os de 2008. "O desempenho visto até julho ainda está 2,3% abaixo dos primeiros sete meses de 2008. Mas o segundo semestre é historicamente o de maior atividade industrial e a tendência é de essa diferença ser superada em pouco tempo", diz.

Emprego - A pesquisa da Fiep mostra também que o nível de emprego ficou quase estável em julho, com uma retração de 0,06%. O indicador vinha crescendo desde março, e em junho e julho ficou acima do verificado nos mesmos meses de 2008. No ano, a indústria aumentou seu quadro de funcionários em 3,5% - os segmentos que mais contrataram foram o de metalurgia básica (alta de 16,4%), borracha e plásticos (14,4%), e o de máquinas e equipamentos (13,1%), enquanto foram fechados postos na área de vestuário (-29,6%), madeira (-17%) e edição e impressão (-9%).