A questão da Logística Reversa está sendo debatida desde o mês de novembro de 2012. Por meio dela, a legislação nacional prevê o planejamento de destinação dos resíduos sólidos já no primeiro semestre de 2013. A obrigatoriedade está prevista pela Lei 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A logística reversa vem trazendo preocupações ao setor produtivo devido às dificuldades inerentes à implantação do processo. Muitas empresas temem que a regulamentação inadequada ou fiscalização insuficiente por parte dos órgãos ambientais tragam prejuízos à competitividade das empresas. As indústrias também esperam mais compromisso do poder público com o setor produtivo na implementação da medida.
O presidente do Sinquifar, Allan Guimarães, destaca a importância do debate sobre o tema. “Muitas empresas ainda não compreenderam que precisam estar filiadas a alguma associação ou sindicato para serem representadas”, diz.
Guimarães explica que são conhecidos apenas dois casos de empresas que abrangiam um pequeno nicho e não tinham sindicatos em seu setor e que puderam se posicionar por conta própria com relação ao tema. "É muito importante que as empresas se associem, pois não estamos conseguindo reunir os setores para os debates", concluiu.
Envie para um amigo