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Moda Brasileira no ano da Copa

Reportagem traz um panorama sobre a oportunidade de negócios durante o Evento que terá o Brasil como sede.

Pesquisas apontam que o volume de turistas no Brasil durante a Copa do Mundo de 2014 ser´de aproximadamente 600 mil pessoas. Este é apenas um dado que mostra a importância desse evento desportivo, que além de movimentar a economia e potencializar o turismo no país, é uma grande oportunidade de negócios para o mercado da moda. As tradicionais coleções com referências às cores da bandeira e outras com aspectos de regionalidade, são apenas algumas ideias que estilistas e marcas estão preparando não somente para os turistas, mas também para consumidor interno.

Em 2007, o Brasil foi anunciado como país sede para a Copa do Mundo de 2014, decisão esta que dividiu a opinião dos brasileiros, mas que também foi tratada como uma forma de proporcionar avanços e investimentos ao país, além de ser uma oportunidade de mostrar ao mundo um pouco mais da cultura. Afinal, um evento desse porte movimenta um grande número de turistas prestigiando também o país sede. "Os estrangeiros que aqui vierem para assistir os jogos levarão de volta para seus países um retrato da moda nacional - nossas cores, combinações, tecidos e acessórios - que associam elegância e descontração. Este intercâmbio será mais uma boa oportunidade ara mostramos ao mundo a criatividade e a qualidade da moda brasileira", comentou o direto executivo da ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil). "A competição exercerá influência sobre as pessoas, levando-as a comprar tênis, camisetas, agasalhos e outros itens relacionados ao mundial de futebol", comentou.

Outro fator que está influenciando nos investimentos em publicidade e no desenvolvimento de produtos é o curto período do mundial "É um evento específico, de curta duração que vai ter um impacto obviamente, mas que se você dimensionar a suma das expectativas pode haver depois uma liquidação e a gente já viu isso em outros eventos, como por exemplo a Copa da África do Sul", comentou Cristiano da Abicalçados. Uma idéia alternativa apontada pela coordenadoria do curso de pós-graduação Negócio da Moda: gestão, marca e coleção do Centro Universitário Senac, Jô Souza, sã as pop up store (lojas temporárias) e locais estratégicos como aeroportos e nas proximidades dos estádios. Para tentar reduzir a chance de produtos encalhados, recomenda-se ter cuidado com o volume de compras, que não pode ser exagerado. A empresa deve desenvolver um produto específico para a Copa, que não seja só um item, com a cara, ou mesmo que ela comercializa hoje no mercado e que ela simplesmente troque de cor.

A tradicional presença dos tons da bandeira nacional são figuras carimbadas em artigos a cada quatro anos, e essa é uma das apostas das marcas, que também pretendem mostrar regionalidade através de tons, texturas e estampas características de cada local.

Para a professora de economia Vanessa Batisti, produtos que remetam ao evento são uma boa estatégia para incrementar as vendas. "Uma possibilidade seria incluir nas coleções mais elementos tipicamente brasileiros destacados, por exemplo, os nossos cartões postais, a alegria do nosso povo, nossa paixão pelo futebol, dentre outros elementos, pois este tipo de produto normalmente pode ter boa saída."

FONTE: Revista Use Fashion - Ano 10 - N° 119

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