No próximo ano, os holofotes do mundo estarão direcionados para o Brasil. A Copa no país do futebol não movimentará apenas aeroportos, hotéis, estádios e ruas das nossas cidades, mas especialmente tudo aquilo que envolve o turismo, ou seja: o comércio.
Além do setor de serviços e alimentação, o varejo dos principais segmentos de moda também irá comemorar a passagem de milhares de pessoas por aqui. Afinal, a maiorir dos turistas sempre tem algum dinheiro reservado para suvenirs e compras de última hora, como uma camisa, uma sandália de dedos, uma bolsa ou um outro acessório qualquer. Diversas indpustrias que compõem o setor da moda brasileira já estão preparando suas coleções com a temática, sendo elas licenciadas pela FIFA ou até com linhas alusivas ao evento, ressaltando as cores verde, amarelo e azul nas peças.
Mas há também quem ainda está mais comedido e não decidiu o que oferecer neste período de grande importância para economia do país. Com a visibilidade do evento no Brasil em 2014 será um momento de oportunidade para fazernegóccios de moda, pois estima-se que aproximadamente 600 mil turistas não apenas movimentarão nossa rotina entre os meses de junho e julho deste ano, mas serão responsáveis pelo aquecimento da economia no período. Segundo estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas a expectativa para o Brasil é que em média cada turista gastará R$ 11.4 mil, sem contar as despesas com passagem, e que 52% afirmaram que realizaram algum gasto com compra de presentes.
Por isso, é muito importante a indústria da moda estar atenta a todo esse volume de turistas que podem até tirar o sossego nas idas e vindas para o trabalho, mas que de fato movimentarão um volume expressivo na economia do país. A hora é de a indústria mostrar nosso DNA criativo, reforçando que nosso produto vai além daquele caricato, nas cores da bandeira nacional, mas que se destaca pels qualidade e criatividade de nossos designers, salientando nossas matérias-primas, nosso trabalho, nossa competitividade com o mercado internacional.
A Copa no Brasil vai marcar história por aqui, indepentemente do resultado dos jogos. A idéia é que a indústria da moda brasileira também lembre dessa data como um período próspero e repleto de metas alcançadas.
FONTE: Revista Use Fashion/ n° 119 - Dezembro 2013
Envie para um amigo