Check-up
Manutenção Preventiva
Itens importantes para checar em seu veículo, conforme norma ABNT (Associação Brasileira de Normas
Técnicas) - NBR 14624
Sistema de freios
- Fluido para freio
Indicação: troca anual
- Discos de freio
Indicação: verificar a cada 5 mil Km
- Pastilhas de freio
Indicação: verificar a cada 5 mil
Km
- Tambor de freio
Indicação: verificar a cada 5 mil Km
- Freio a tambor
Indicação: verificar a cada 5 mil Km.
- Atuação (servo-freio, cilindro-mestre e válvulas)
Indicação: verificar a cada 30 mil Km
Suspensão é responsável
pela estabilidade do veículo
- Amortecedores
Quando estão gastos deixam de exercer a sua função
e ficam sem ação, o que leva ao desgaste prematuro dos componentes da suspensão.
- Molas
Quando estão gastas ficam sem ação e provocam
o desgaste prematuro dos componentes da suspensão
- Bandejas e braços
Danificadas e buchas gastas
- Pivôs e buchas
Folga ou gastos
- Barra estabilizadora e bieletas
Folga ou gastos
Filtro de ar
Fazer teste visual regularmente e se estiver escuro, substitua o componente por outro da
mesma qualidade e especificações sugeridas pelo fabricante.
Palhetas do pára-brisa
Substituir o componente por outro de qualidade que atenda ás especificações
do fabricante quando a borracha der sinais de ressecamento. O ideal é trocar a peça a cada seis meses. Para
promover a limpeza do pára-brisa e eliminar as impurezas ali acumuladas, o ideal é usar uma solução
de água com um pouco de álcool e aplicá-la com um pano limpo no vidro.
Bateria.
- Dê partidas curtas entre 5 e 7 segundos.
- Sempre que ligar o veículo procure mantê-lo em funcionamento por pelo menos
20 minutos para que nesse período a carga da bateria perdida durante a partida, seja totalmente recomposta.
- Não deixe luzes, rádio ou qualquer equipamento ligado quando o veículo
não estiver em funcionamento.
- Se desejar instalar qualquer opcional elétrico não original, verifique antes
se poderá haver um comprometimento do sistema elétrico. Após essa verificação, assegure-se
que a bateria atual é compatível com a nova demanda elétrica. As duas verificações podem
ser feitas numa rede autorizada e no seu auto-elétrico de confiança.
Faróis
A troca deve feita, sempre aos pares, a cada 50 mil km garantindo, assim, que os faróis
direito e esquerdo estejam iluminando de forma uniforme. As lâmpadas podem perder a força antes mesmo desse período,
por isso é importante ficar de olho nelas. Se estiverem escuras, é sinal que estão com baixa luminosidade.
Quando os faróis estão regulados, os fachos de luz têm uma inclinação
de 15 graus para o lado direito, permitindo que o motorista enxergue placas de sinalização à distância
e também para evitar a perda da visibilidade momentânea de que quem trafega no sentido contrário.
Pneus
Pneus em bom estado garantem a segurança do veículo, a dirigibilidade e o
desempenho do veículo.
Os pneus possuem indicadores de desgaste que são visíveis, nunca deixe ultrapassar
o limite permitido (1,6 mm), após análise do seu estado geral. Ao fazer a substituição dos pneus,
opte por modelos que possuem a mesma medida ou medida opcional recomendada pelo fabricante.
O rodízio deve ser feito
a intervalos de 5.000km ou antes se você perceber um desgaste irregular nos pneus.
Alinhamento
- A cada 5.000 km
- A cada troca de pneus quando os pneus estiverem apresentando desgaste excessivo na área
do ombro
- Desgaste da banda de rodagem do pneu em forma de "escama"
- Trepidação das rodas dianteiras
- Vibração do carro
- Volante duro
- O carro tende para os lados quando o motorista larga o volante
- O carro desvia e puxa para o lado quando os freios são acionados
Balanceamento
- A cada 5.000 km
- A cada troca de pneus
- Toda a vez que fizer o rodízio de pneus
- Ao primeiro sinal de vibração ou desgaste irregular da banda de rodagem
- Após ter efetuado o reparo no pneu ou na câmara de ar
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