topo logo
Topo
25/07/2014

Qualidade da Erva-Mate na mira da fiscalização

Preocupado com a qualidade da erva-mate e, principalmente, com a saúde pública dos gaúchos, o promotor titular de Arroio do Meio e substituto de Arvorezinha, Paulo Estevam Araujo, instarou um inquérito para investigar a presença de metais como chumbo e cádmio na matéria-prima do chimarrão, bebida-símbolo dos gaúchos.

Embora a investigação tenha ganhado destaque nos veículos de comunicação de todo o estado somente ontem, ela vem sendo trabalhada há quase um mês, após uma carga de erva importada pelo Uruguai ter sido rejeitada pelo país vizinho, que é o principal destino da erva brasileira. O Ministério da Saúde Pública do Uruguai teria detectado presença destes elementos acima dos padrões uruguaios em erva importada do Brasil. 

Conforme o promotor de Justiça, não se sabe qual ou quais marcas, nem mesmo, as cidades de origem da erva-mate analisada pelos uruguaios. Ele anunciou que embora os trabalhos estejam sendo conduzidos a partir de Arvorezinha - cidade pólo no cultivo e produção no Rio Grande do Sul - as principais marcas de erva-mate do estado estão na mira da fiscalização, o que pode incluir as duas principais marcar de Venâncio Aires - Elacy e Madrugada.
Araújo informou serão realizadas análises para detectar se há presença de metais e espera que em 30 dias se possa ter algum resultado. A determinação surgiu a partir de uma reunião ocorrida na sexta-feira passada, 18, no Ministério Público da Comarca de Arvorezinha com representantes da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Foi instalado um grupo de trabalho e mostras das ervais gaúchas serão encaminhadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Outra preocupação do promotor é com a adição de açúcar não identificada na embalagem dos produtos. Segundo ele, há suspeitas de que o percentual informado no rótulo não corresponde ao existente.

MOTIVOS
Paulo Estevam Araujo disse que o setor ervateiro já tinha conhecimento sobre a presença de metal, embora não soubesse se o motivo é o solo ou algum adubo utilizado. Também lhe informaram que não prejudica à saúde, pois com a infusão da folha, estes metais não chegariam a prejudicar a saúde.
Conforme representantes da cadeia produtiva da erva-mate, um estudo privado, contratado pelos empresários do setor, já deram conta de que não há riscos para o consumidor. 'Tomará que essas informações correspondem a verdade. Temos esta posição deles, mas nós, como investigadores, não podemos nos contentar com este estudo privado, por isso um laboratório público fará a análise.'

FISCALIZAÇÃO
O representante do Ministério Público de Arvorezinha também destacou em entrevista à Folha do Mate que falta fiscalização efetiva dos produtos de origem vegetal, que é o caso da erva-mate, diferente do controle de qualidade que já ocorre com produtos animais como leite e carne. Além disso, se mostrou preocupado com a situação, principalmente pela representatividade que a bebida tem no estado. 'Arrisco dizer que tem mais pessoas que bebem chimarrão do que leite aqui no estado', destacou o promotor.


Notícia uruguaia
O jornal El País, do Uruguai informou, no final de maio que o Ministério da Saúde Pública impediu a venda de 200 toneladas de erva-mate que estariam com chumbo em excesso. Conforme a notícia, foram rejeitadas ervas de diferentes marcas, por não cumprir as regras do Mercosul.

Fonte:  Folha do Mate

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail