topo logo
Topo
22/04/2013

Presidente da Fiep discute ampliação de parcerias com órgãos da ONU

Na Suíça, Edson Campagnolo se reuniu com diretores do Unitar e com a embaixadora brasileira nas Nações Unidas, além de representantes do Fórum Econômico Mundial

Campagnolo conversa com a diretora-executiva do Unitar, Sally Fegan-Wyles

O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, cumpriu nesta quinta-feira (18), em Genebra, na Suíça, uma agenda de compromissos com representantes de instituições ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU). Campagnolo visita a sede da ONU a convite do Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (Unitar), com quem o Sistema Fiep, por meio do Sesi, mantém um convênio que garante o funcionamento do Centro Internacional de Formação de Atores Locais para América Latina (Cifal) dentro da estrutura da Federação, em Curitiba. Na viagem, Campagnolo é acompanhado pelo superintendente do Sesi no Paraná, José Antonio Fares, e o coordenador técnico do Cifal Curitiba, Rafael Cesar da Costa.

A primeira reunião do presidente da Fiep em Genebra foi com a diretora-executiva do Unitar, Sally Fegan-Wyles, que ressaltou a importância estratégica da parceria do instituto com o Sistema Fiep para a operação do Cifal Curitiba. Também acompanhou o encontro o diretor do Programa de Desenvolvimento Local do Unitar, Alex Mejía, que em fevereiro esteve no Paraná para renovar o convênio do instituto com o Sesi.

Sally Fegan-Wyles destacou o fato de a Fiep ser uma entidade empresarial de um país que atualmente passa por forte desenvolvimento econômico e possui grande visibilidade no cenário internacional. Campagnolo e Fares, por sua vez, afirmaram que o Cifal Curitiba é uma importante plataforma de treinamento e intercâmbio de conhecimentos, que propicia ao Sistema Fiep novas alianças tanto no Brasil quanto no exterior, com governos e outras agências ligadas à ONU. “Expressamos também nosso interesse em ampliar os serviços do Unitar no Brasil através do escritório do Cifal Curitiba, seja para capacitações, oferta de ensino a distância e projetos de pesquisa”, disse o presidente da Fiep.

Ele também aproveitou a oportunidade discutir com a diretora-executiva a organização de um fórum de práticas anticorrupção que a Fiep, em parceria com o Unitar, pretende promover em Curitiba no próximo mês de novembro. Um dos principais objetivos da atual viagem de Campagnolo é justamente conhecer medidas de combate à corrupção adotadas em alguns países. Depois da Suíça, também a convite do Unitar, o presidente da Fiep segue para Cingapura, onde terá encontros com autoridades ligadas ao tema, além de reuniões com entidades empresariais locais.

Bernardo Silva, Alex Mejía, Edson Campagnolo e José Antonio Fares, durante reunião no escritório do Fórum Econômico Mundial

Fórum Econômico

O segundo compromisso de Campagnolo em Genebra foi na sede do Fórum Econômico Mundial. O presidente da Fiep se reuniu com o gerente regional para a América Latina da organização, o brasileiro Bernardo Silva. O gerente explicou o funcionamento do Fórum e seu papel de alinhar a agenda global da liderança empresarial com outros atores, como lideranças políticas, da sociedade civil, jornalistas e acadêmicos.

Um dos exemplos da atuação da organização é o Pacto Global da ONU, que surgiu de discussões realizadas no evento anual do Fórum, realizado em Davos, na Suíça, sempre no mês de janeiro. O pacto tem o objetivo de encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. O Sistema Fiep, por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), atua na sensibilização das indústrias paranaenses sobre os princípios do Pacto Global. Em 2012, como resultado desse trabalho, 34 empresas do Estado se tornaram signatárias da iniciativa.

Além disso, Silva apresentou o trabalho que o Fórum desenvolve no combate à corrupção, com a Partnering Against Corruption Initiative (Iniciativa de Parceria Contra a Corrupção, em tradução livre). Através dessa iniciativa, um grupo de empresas se reúne regularmente para discutir estratégias, regulamentações e levantar boas práticas de combate à corrupção. Campagnolo solicitou mais informações sobre esse programa para que a iniciativa também se some ao fórum que a Fiep pretende realizar em novembro. Em junho, Bernardo Silva estará em Curitiba e deve agendar um novo encontro com o presidente da Federação.

Campagnolo e a embaixadora Maria Nazareth Farani Azevêdo

Embaixadora

Já na sede da ONU, Edson Campagnolo e José Antonio Fares se reuniram com a embaixadora e representante da missão permanente do Brasil nas Nações Unidas, Maria Nazareth Farani Azevêdo. Ela parabenizou o Sistema Fiep pela parceria com o Unitar, por considerar importante o envolvimento do setor empresarial em assuntos de cooperação internacional. Mais uma vez, Campagnolo reforçou que o Sistema Fiep tem intenção de ampliar a parceria com o Unitar no Brasil e pediu apoio do governo federal nessa iniciativa. A embaixadora afirmou que vai recomendar a parceria para Brasília e sugeriu que uma proposta de trabalho seja desenvolvida pela Fiep, em parceria com o Unitar e o governo brasileiro para capacitação em temas de interesse mútuo.

Os representantes do Sistema Fiep participaram ainda da recepção organizada pelo Unitar aos integrantes do Comitê de Diretores do instituto, que se reúnem em Genebra. Na ocasião, Edson Campagnolo se encontrou com o embaixador da Nigéria na ONU, Martin Uhomoibhi, e demonstrou o interesse da Federação em estreitar relações entre o setor empresarial do país africano e o Paraná. Assim como o Estado, a Nigéria também possui parceria com o Unitar e, através de um projeto financiado pela indústria petrolífera local, mantém um centro de capacitação voltado para a promoção da paz, do desenvolvimento local sustentável e da governança participativa.

Campagnolo e Fares ao lado da prêmio Nobel da Paz, Shirin Ebadi, e a diretora do Unitar, Sally Fegan-Wyles

Campagnolo se encontrou também com a advogada iraniana Shirin Ebadi, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2003 por seus esforços na defesa dos direitos humanos no país. O presidente da Fiep convidou a advogada para vir ao Brasil em 2014, para participar de um evento que será organizado pela Federação para celebração do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

 

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail