Cabeçalho
Selo Verde - 12/04/2010

Selo Verde - ABR e ABNT buscando qualidade ambiental

Selo Verde - qualidade ambiental

Documento assinado entre ABR e ABNT permitirá a criação do Selo Verde, que vai adequar as empresas reformadoras de pneus que se preocupam e desejam reduzir os impactos ambientais associados ao desenvolvimento de seus produtos

A ABR (Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus) e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) assinaram, no dia 10 de dezembro de 2009, durante coquetel de confraternização anual do segmento de reformadores de pneus, o contrato que possibilitará a implantação do Selo Verde no setor.

Para o presidente da ABR, Henrique Teixeira Pena, a criação do Selo Verde mostra a maturidade do setor reciclador. “Com ele estaremos fornecendo a chancela às empresas que estiverem dentro dos critérios estabelecidos e também será uma forma de mostrar à sociedade, que o nosso segmento se preocupa com a qualidade do ar e do meio ambiente. Com certeza, as gerações futuras vão nos agradecer pela decisão tomada hoje e que vai resultar na redução do impacto ambiental”, comenta.

Segundo Antônio Parente, coordenador de certificação de sistemas da ABNT, o Selo Verde é de extrema importância e acontece de forma inovadora no segmento de reforma de pneus no país. “Estou muito orgulhoso em participar deste projeto porque estaremos colaborando com a minimização dos impactos de poluição gerados pela produção. Esse instrumento vai conscientizar as empresas do setor para a importância da manutenção de seus processos minimizando os impactos ambientais”.

De acordo com o coordenador da ABNT, após a assinatura do documento, o próximo passo será a criação de um grupo denominado GRA - Grupo de Rotulagem Ambiental, formado por técnicos do setor, instituições governamentais, universidades, ABR e ABNT, que irá elaborar os critérios para a avaliação das empresas, os quais podem ser vistos no site www.abnt.org.br. Prontos os critérios, as empresas associadas à ABR poderão consultá-los e fazer as adequações necessárias para a avaliação a ser feita pela ABNT, após a obtenção da Rotulagem Ambiental ou Selo Verde.

Segundo Parente, no prazo de 90 dias, os critérios estarão prontos e ficarão disponíveis no site da ABNT onde serão submetidos a consulta pública. A partir deste momento as empresas associadas à ABR que estiverem aptas para a avaliação poderão fazer a solicitação através da ABR. As empresas que solicitarem a Rotulagem Ambiental ou Selo Verde serão auditadas pela ABNT com base nos critérios estabelecidos. Feita a auditoria, se a empresa não estiver adequada, ter

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail