Cabeçalho
SESI - 27/07/2020

Canal de Apoio à Saúde Mental um serviço de atendimento aos trabalhadores das nossas indústrias

O Canal conta com profissionais do Sesi especializados em Saúde Mental, prontos para atender colaboradores da indústria que estejam passando por momentos de dificuldade emocional durante a pandemia.

O Sesi está com um serviço de atendimento aos trabalhadores das nossas indústrias, que é o Canal de Apoio à Saúde Mental. É um serviço gratuito disponibilizado aos associados dos nossos sindicatos.

Canal conta com profissionais do Sesi especializados em Saúde Mental, prontos para atender colaboradores da indústria que estejam passando por momentos de dificuldade emocional durante a pandemia

Até o ano passado, o Brasil era o país mais ansioso do mundo. De acordo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 18,6 milhões de brasileiros lidavam com transtornos de ansiedade. Em quatro anos – de 2014 a 2018 – o consumo de antidepressivos aumentou em 23% no país, segundo outro estudo, realizado pela Funcional Health Tech. Com a pandemia da COVID-19, os dados devem crescer nos próximos meses, colocando a saúde mental como assunto prioritário na pauta de empresas e da sociedade.

Sentimentos de angústia e depressão decorrentes da pandemia já são percebidos na procura por atendimento especializado. Maria Cristhina de Souza Rocha, gerente executiva de Projetos Estratégicos do Sistema Fiep, lista alguns: “As principais dificuldades relatadas pelos trabalhadores estão relacionadas à adaptação com o teletrabalho, sensação de ansiedade e desafios nas novas configurações dos relacionamentos pessoais e profissionais”. Por meio do Centro de Inovação Sesi, a instituição disponibilizou um canal de atendimento gratuito para trabalhadores da indústria.

O atendimento é feito por WhatsApp no número (41) 99605-1082. Na primeira etapa, um sistema automático faz algumas perguntas sobre o que a pessoa está sentindo e se deseja receber apoio. Uma equipe de psicólogos e assistentes sociais do Sesi com experiência em atendimento ao público dão continuidade ao processo, fazendo o acolhimento psicossocial via telefone. Todas as informações fornecidas pelo trabalhador são confidenciais.

Por que é importante procurar apoio neste momento?

A redução do contato social é a forma de prevenção mais eficaz contra o coronavírus. Diante disso, muitos trabalhadores sofrem com a mudança drástica na rotina: além de passar mais tempo em casa, a convivência com amigos e familiares foi reduzida e o lazer fora de casa tornou-se inviável. Sobram notícias com números cada vez maiores – tanto da transmissão do vírus quanto dos impactos econômicos da crise. “O canal de atendimento tem confirmado que falar sobre o que estamos sentindo é fundamental. Nesse diálogo conseguimos reconhecer que se nossas emoções podem nos levar à ansiedade, irritação e estresse, também podem ser aliadas para nos conduzir a outros caminhos já percorridos de superação. Resgatar algum momento em que nos sentimos frágeis, sem alternativas e que conseguimos continuar, pode nos fortalecer e auxiliar a dar os primeiros passos”, analisa Maria Cristhina.

Como funciona o Canal de Atendimento à Saúde Mental?

Durante os atendimentos, os profissionais do Sesi passam algumas orientações para ajudar a lidar com os sentimentos, que vão desde o diálogo até rotinas para organizar o trabalho. “Conforme o caso, sugerimos que o trabalhador possa fazer uso do que está disponível nas redes sociais, por exemplo, e que encontre alternativas práticas que lhe proporcionem a sensação de segurança e bem- estar, à sua maneira, a partir dos hábitos e interesses pessoais”, destaca a gerente do Sistema Fiep. “Este é um momento em que podemos estimulá-lo a aprender novas habilidades, sejam técnicas ou cotidianas, como por exemplo, experimentar a jardinagem, fazer um bolo, ajudar as crianças com as tarefas de casa. Mas para que isso ocorra, é preciso estar aberto e perceber essas oportunidades”, conclui Maria Cristhina.

Para solicitar o contato, basta acessar o link do Canal de Atendimento à Saúde Mental do Sesi ou enviar mensagem para o WhatsApp (41) 99605-1082. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.