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Produção de pneus - 26/09/2014

Goodyear vai usar casca de arroz na produção de pneus

Após um período de estudo de quatro anos, a empresa descobriu ser possível obter, a partir da queima das cascas, a sílica.

pneu

Após um período de estudo de quatro anos, a empresa descobriu ser possível obter, a partir da queima das cascas, a sílica.
A casca do arroz vai assumir, em breve, o papel de matéria-prima na fabricação de pneus de uma das maiores fabricantes do mundo. Após um período de estudo de quatro anos, a americana Goodyear descobriu ser possível obter, a partir da queima das cascas, a sílica - substância usada principalmente em pneus de alta performance.
Extraído hoje principalmente da areia, o elemento tem a propriedade de reduzir o atrito do pneu com o chão, o que proporciona economia de combustível.
A empresa diz estar em negociação com possíveis fornecedores de casca de arroz da Ásia, dos Estados Unidos e do Brasil. Os nomes dos parceiros ainda não são revelados.
O diretor de programas de ciência e tecnologia na Goodyear, Surendra Chawla, afirma que a expectativa da companhia é começar a usar esse novo tipo de sílica no início do ano que vem. A ideia é substituir a sílica obtida da areia pela derivada das cascas de arroz.
"Nós esperamos que os consumidores continuem comprando esses pneus (com sílica na composição)", diz. "Para alguns, o lado ambientalmente responsável do processo de produção pode deixá-los mais propensos a comprar o pneu."
A empresa afirma que continuará a usar a sílica vinda da areia - apesar de ser um processo mais custoso e complicado - porque as cascas de arroz fornecidas pelo parceiros não serão suficientes para atender a demanda. Para obter 1,3 quilo de cinzas com sílica, é preciso queimar entre 6,3 quilos e 6,8 quilos de cascas de arroz.
O preço para o consumidor será o mesmo do pneu que já contém a sílica vinda da areia, segundo a companhia. A durabilidade do produto também é a mesma.
Mercado
Encontrar formas mais sustentáveis de produzir pneus é uma preocupação crescente do setor. A Continental, por exemplo, integra um consórcio de institutos de pesquisa e parceiros industriais que voltam sua atenção para o dente-de-leão - flor cujas sementes se espalham pelo ar com um sopro.
O látex da planta medicinal produz uma borracha com a mesma qualidade da seiva da seringueira, segundo descobertas de pesquisadores alemães.
A fabricante de pneus Michelin, a petroquímica Braskem e a empresa de biotecnologia Amyris são parceiras no desenvolvimento de uma tecnologia que usa açúcares de plantas, como cana-de-açúcar, para produzir isopreno renovável - composto usado na produção de pneus.
Para Robert Wieselberg, sócio da Mind Partners, consultoria em estratégia de negócios e marketing, as iniciativas sustentáveis são consequência da necessidade da indústria de reduzir os danos ambientais e usar menos derivados do petróleo.
É também, segundo o especialista, uma resposta às pressões da sociedade em torno dos três "erres": reduzir, reciclar e reutilizar. "Numa indústria que tem pouca diferenciação, é interessante ver as marcas tentando criar um vínculo emocional diferente com o consumidor" (O Estado de S. Paulo, 25/9/14)

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Fonte: Clipping Brasilagro 26 de Setembro de 2014