Cabeçalho
Pneus Inservíveis - 07/03/2014

Pneus Inservíveis: os que são, para quê servem e para onde devem ir?

Inservível. Uma palavra que causa uma diferença enorme quando o assunto é prezar pela preservação ambiental. Pneus inservíveis são pneus cuja vida útil terminou e que precisam ser descartados em um ambiente correto de modo que não cause o desequilíbrio ecológico e ambiental.

Umbará possui um ponto de coleta para pneus inservíveis - descarte correto evita desequilíbrio ambiental

Há sete anos, os fabricantes de pneus em parceira com as prefeituras decidiram criar um projeto de coleta em todo o Brasil. O projeto foi concretizado pela Reciclanip em parceria com a Anip (Associação da Indústria de Pneumáticos).
Desde então, a entidade é vista como uma iniciativa positiva da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo pelo fato do trabalho significativo de coleta e destinação de pneus que já não podem ser utilizados. Em Curitiba, é importante destacar um ponto de coleta no bairro Umbará, na Rua Colombia Merlin, 460. Antes deste endereço, o ponto já passou pelo Boqueirão e pelo CIC. O local conta com o apoio da empresa Xibiu-reciclagem de pneus.
Segundo o responsável pelo local, Ênio Correia, o trabalho da coleta de pneus é importante para o meio ambiente e é uma oportunidade para o descarte correto, o qual, inclusive está sendo muito divulgado. “Nós usamos os panfletos para divulgar bastante isso, e todo mundo sabe o quanto é importante fazer o descarte correto para que o prejuízo não se reflita na natureza”.
Ênio ainda complementa falando do papel da população em relação à reciclagem “É importante o pessoal fazer o agendamento por telefone antes de trazer o pneu, se não ocorre tumulto, além de trazer os documentos. O pessoal também precisa ter consciência do que está fazendo, pois muitos já chegaram e jogaram o pneu lá fora e não é bem assim”.

Reciclagem Um bem para a natureza e para a economia

Após a coleta de pneus, o material passa por um processo longo. Primeiro os pneus são cortados, depois triturados e então, podem ser considerados reciclados. O reaproveitamento dos pneus resulta em novos produtos como: asfalto ecológico, piso antiderrapante, fonte de calor para empresas de cimento, combustível alternativo para caldeiras, solados do sapato entre outros. Todas estas reformas são aprovadas pelo IBAMA como ecologicamente corretas.
A coleta é o primeiro passo para a reciclagem e para a economia. Quando descartados de forma errada, os pneus inservíveis contribuem para entupimentos de rede de esgoto, enchentes, poluição de tios, proliferação de mosquito da dengue etc. O pneu costuma demorar mais de 150 anos para se decompor, desse modo, as campanhas de incentivo à coleta estão cada vez mais frequentes.

Recicle você também

Para contribuir com a coleta de pneus é simples. A Rua Colombia Merlin fica próxima ao Parque Lago Azul no Umbará. Moradores e empresas podem levar os pneus mediante um agendamento prévio por telefone e no ato da coleta não devem esquecer-se de levar o CPF ou CNPJ.
O ponto de coleta reforça a responsabilidade social, e pede para que os interessados em fazer o agendamento compareçam ao ponto realmente e com a documentação em mãos para que a coleta seja efetiva.

FONTE : Gazeta do Bairro