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Pneu OTR - 26/03/2013

Produção de pneus fora de estrada deve aumentar 14%

Veja o padrão do pneu OTR e a comparação entre Pirelli e Goodyear

Segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, o Brasil é destaque mundial para pneus OTR para aplicação no setor de mineração. A Pirelli estima que entre os anos de 2010 e 2013 esse mercado tenha aumentado 14%.

A Goodyear também acredita no crescimento estimulado pela demanda chinesa e de outras economias em expansão. Assim, a mineração só tem perspectivas positivas, pois será preciso aumentar a economia. A Goodyear também acredita que o setor de infraestrutura está em destaque, pois deverá sustentar o crescimento do país.

Os pneus OTR, por serem dedicados a veículos que trabalham em locais de difícil acesso e carregados com quande carga de peso, possuem uma construção com padrão diferente: precisa ser robusto para suportar até 100 toneladas, ter grande resistência. Pelo fato de sua produção ser complexa, a Pirelli e a Goodyear possuem linhas específicas para esses pneus, sendo a primeira empresa grande especialista no assunto e a segunda, possuidora de padrões diferentes para atender a particularidade de cada segmento.

A complexidade da produção encarece o produto, pois há o aumento de matéria-prima, tempo de vulcanização e maquinário específico.

No que se refera à dimensão, o maior pneu da Pirelli possui uma tonelada. Já a Goodyear possui pneus OTR em diversas dimensões.

A Pirelli oferece os pneus para montadoras e mercado de reposição; a Goodyear fornece para as principais locadoras de máquinas e aos órgãos públicos. As duas empresas atendem também o mercado externo.

Fonte: Revista transporte moderno, ano 50, nº 457

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