Logo
Cabeçalho
08/06/2010

Os primeiros passos para obter o Selo Verde

Diretoria da ABR e ABNT visitam reformadoras de pneus que farão parte do projeto piloto para Rotulagem Ambiental.

 

Diretores da ABR (Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus) e da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) - entidades que estão trabalhando na elaboração de critérios para a criação do Selo Verde para o setor de reforma de pneus - visitaram, na segunda semana de março de 2010, três reformadoras de pneus, as quais farão parte do "projeto piloto" para o recebimento do Rótulo Ecológico ABNT para o produto "pneu reformado". O projeto prevê inicialmente o estabelecimento dos critérios de avaliação segundo os quais as empresas serão avaliadas para poderem obter esta certificação.

As empresas: Sorocap Recauchutagem Sorocaba Ltda., com sede em Sorocaba (SP), Pnecap Recauchutagem de Pneus Ltda., localizada em Santana do Parnaíba (SP) e Renosul Renovadora de Pneus Ltda., estabelecida em Guarulhos (SP), foram indicadas pelos fabricantes de matérias primas e serão as primeiras a serem avaliadas para receber esta certificação. A primeira auditoria será realizada por membros do GRA (Grupo de Rotulagem Ambiental), que é o grupo formado por representantes dos setores produtivos, técnicos do setor, ABR, de consumidores e neutros, especialistas na área ambiental, instituições governamentais, universidades e será encarregado de desenvolver os critérios que deverão ser atendidos pelas empresas do setor para obtenção do Rótulo Ecológico ABNT.

O trabalho elaborado pelo GRA servirá de base para todas as reformadoras de pneus que venham se interessar em obter o Rótulo Ecológico ABNT ou "Selo Verde" para os seus produtos.

Auditoria - Fase I

Nas três empresas selecionadas serão realizadas as auditorias da FASE I, aumentando o conhecimento do GRA sobre o processo produtivo do produto, de forma a permitir a avaliação dos possíveis impactos ambientais gerados. Este conhecimento completará as informações necessárias ao Grupo para o desenvolvimento dos critérios. A Auditoria FASE I, realizada nas empresas que participarem do "plano piloto" será considerada oficial.

Uma vez estabelecidos os critérios de avaliação, as empresas associadas à ABR poderão consultá-los através do site www.abnt.org.br/rotulo e fazer as adequações necessárias do seu processo produtivo e/ou produto, para então serem avaliadas pela ABNT, e obterem o "Selo Verde". A solicitação poderá ser feita através da ABR.

Feita a auditoria, se a empresa não estiver adequada, terá um prazo para corrigir as não-conformidades encontradas. Após esse período, a ABNT fará a análise das correções das não-conformidades encontradas e, estando corrigidas, a empresa receberá a certificação de rotulagem ambiental.

A manutenção deste certificado se dará através de acompanhamento da organização certificada a fim de assegurar que as condições que existiam no momento da certificação estão sendo mantidas.

De acordo com a ABNT, o "Selo Verde" é de extrema importância e acontece de forma inovadora no segmento de reforma de pneus no País. Esse instrumento vai conscientizar as empresas do setor para a importância da manutenção de seus processos, minimizando os impactos ambientais.
O programa de rotulagem ambiental será desenvolvido de forma a compatibilizar-se com a norma ABNT NBR ISO 14024:2004 - Rótulos e declarações ambientais - rotulagem ambiental do tipo I, que foi elaborada para ser aplicada a todos os tipos e portes de organizações.

Segundo a diretoria da ABR, a empresa que possuir o "Selo Verde" terá um diferencial e, certamente será beneficiada em vários aspectos. O objetivo de um programa de Rotulagem Ambiental é, justamente, adequar as empresas reformadoras de pneus que pretendem reduzir os impactos ambientais associados ao desenvolvimento de seus produtos, o que proporcionará um diferencial competitivo no mercado, quando comparado aos fabricados fora dos critérios estabelecidos pelo rótulo ecológico ABNT.

A rotulagem ambiental está se tornando um poderoso instrumento de mercado, sugerindo a importância de se analisar suas normas reguladoras e estudos elaborados dentro deste tema, uma vez que os Programas de Rotulagem Ambiental surgiram, principalmente, em decorrência de uma mudança nos padrões de consumo e produção.

A rotulagem ambiental pode ajudar a contribuir para a formação do consumidor consciente, em vista dos padrões de produção e consumo. Os rótulos ambientais configuram um sistema de informação da origem do produto, dos estudos de avaliação do ciclo de vida e se o mesmo deriva de um processo que utilize tecnologias limpas.

A criação do "Selo Verde" mostra a maturidade do setor de reciclagem de pneus. Com ele, as empresas da área estarão recebendo a chancela de que estão dentro dos critérios estabelecidos e também será uma forma de mostrar à sociedade, que o segmento de reforma de pneus se preocupa com a qualidade do meio ambiente.

Segundo Henrique Teixeira Pena, presidente da ABR, as gerações futuras vão agradecer pelas decisões tomadas hoje pelos empresários do setor nesse sentido, pois certamente vai resultar na redução do impacto ambiental.

 

Fonte: Revista Pnews - Edição 67

http://www.abr.org.br/Revistas/revista_atual.html