Simagran PR
Em festa - 16/05/2013

Cetem divulga ações em comemoração aos 35 anos

Foco do Centro é atuar em inovação junto às micro e pequenas empresas, que compõem a maioria das mineradoras do País

Para comemorar os 35 anos de fundação, completados em abril, o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) divulgou a linha de atuação para os próximos anos e preparou uma série de atividades ao longo de 2013. Está no planejamento do Centro ações que envolvem todos os setores da cadeia de minerais não metálicos. O principal objetivo é fortalecer o trabalho de inovação tecnológica em áreas de interesse nacional, como a mineração de terras-raras e agrominerais para fabricação de fertilizantes.

Para os próximos cinco anos, o órgão prevê investir cerca de R$ 40 milhões em pesquisa, desenvolvimento e inovação com recursos governamentais e de empresas, informa o diretor do Cetem, pesquisador Fernando Lins. “Outra meta é ampliar a sintonia do órgão com planos governamentais de mineração, a agregação de valor à cadeia produtiva do setor, uso de processos biotecnológicos e da nanotecnologia, a mineração marinha, além de intensificar a atuação junto à Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI), do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação”, afirma o diretor. O alinhamento institucional se dará também com o Plano Nacional de Mineração 2030, do MME, e com a política industrial do Plano Brasil Maior, coordenada pelo MDIC.

Fernando Lins ressalta que o Cetem é o único instituto de pesquisa do país focado nas tecnologias de processos produtivos e ambientais de setores econômicos importantes para o Brasil, como a mineração e a metalurgia, que respondem por 4% do PIB nacional e por 25% de nossas exportações.

O Centro deve estar preparado para atender às demandas tecnológicas das grandes e médias empresas e na visão mais ampla da instituição de democratizar o acesso à inovação tecnológica. Estão incluídas na ação as microempresas e empresas de pequeno porte - cerca de 70% das mineradoras do País - que têm grande potencial para avançar no desenvolvimento técnico, ambiental e gerencial. Ainda em 2013, será inaugurado o primeiro Núcleo Regional do Cetem, em Cachoeiro do Itapemirim (ES), principal polo brasileiro de produção de rochas ornamentais, informa Fernando Lins.

Programação de atividades relacionadas aos 35 anos do Cetem

Junho - Seminário sobre Biotecnologia e inauguração do Laboratório de Biotecnologia.
Lançamento do livro Cetem: 35 anos de Inovação Tecnológica.

Julho - Inauguração do Núcleo Regional do Espírito Santo, em Cachoeiro do Itapemirim.
Lançamento do livro Rochas ornamentais: pesquisa, lavra e beneficiamento.

Setembro - Seminário sobre Cominuição.

Outubro - Seminário sobre Desenvolvimento Sustentável na Mineração.

Novembro - II Seminário Brasileiro sobre Terras-Raras.

Coment�rios - Deixe seu coment�rio

por Nyt wordle - Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023 - 05:17:58 - Comentar

Nyt Wordle is a word-guessing game that challenges players to decipher a hidden five-letter word. The catch? Players only have six attempts to guess the correct word. With each guess, the game provides feedback on which letters are correct and in the right position, and which are incorrect. It?s a game of deduction, wordplay, and strategy, all wrapped up in an elegant and minimalist interface.

por gann - Quarta-feira, 29 de Novembro de 2023 - 05:47:14 - Comentar

MetaMask is a software cryptocurrency web and smartphone application that is used to interact with the Ethereum blockchain. MetaMask login allows the users to access their ETH via browser extension or mobile application.
metamask extension|

por Drew Binsky - Quarta-feira, 29 de Novembro de 2023 - 00:13:45 - Comentar

Parece uma abordagem abrangente e bastante ambiciosa para celebrar esses 35 anos, com um olhar direcionado para o futuro e o immaculate grid potencial de crescimento das micro e pequenas empresas no setor de mineração no Brasil.

por Noah Brown - Segunda-feira, 27 de Novembro de 2023 - 22:55:02 - Comentar

It's impressive to see the Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) celebrating its 35th anniversary with a clear plan for the future. Their focus on innovation in national interest areas such as rare earth mining and agrominerals for fertilizer production is commendable. Immaculate grid

por rosie wilson - Quarta-feira, 15 de Novembro de 2023 - 04:58:01 - Comentar

It seems like your blog might be experiencing compatibility issues with web browsers. While your website appears fine when viewed in Safari, it has some overlapping problems when accessed Connections Game through IE.

por Suika - Terça-feira, 07 de Novembro de 2023 - 07:25:14 - Comentar

you are able to contact me about this website Thanks Suika

por orabelle hana - Sexta-feira, 03 de Novembro de 2023 - 05:59:43 - Comentar

Thank you for your wonderful recipe, I tried this recipe and it was delicious flagle