O novo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Carlos Alberto Reis de Paula, destacou em seu discurso de posse, no dia 5 de março, a importância da negociação coletiva ao falar sobre a redescoberta da legislação trabalhista. "A conversa é o início da solução, desde que saibamos dialogar e que a busca seja pelo consenso", afirmou.
O presidente também deixou clara sua intenção em partilhar as decisões com todos os ministros da Corte. “A alta administração do Tribunal só ganhará força e terá uma ação efetiva se partilharmos problemas e soluções, no compromisso único de valorizarmos a Justiça do Trabalho", disse.
Em seguida, o ministro lembrou que em 2013 serão comemorados os 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Ao propor uma semana de reflexão para celebrar o texto aprovado em 1943, destacou as mudanças ocorridas no país e a necessidade de se descobrir a racionalidade jurídica para as novas situações.
O presidente ressaltou, ainda, o papel da negociação coletiva nesta redescoberta da legislação trabalhista e convidou trabalhadores e empregadores a terem a mesa do TST como a de sua casa. “Assim como Tiradentes e Tancredo Neves, meu compromisso é com a liberdade”, frisou o novo presidente.
Envie para um amigo