Simagran PR
23/01/2013

Parede de rocha que desliza Ú destaque na Inglaterra

Estrutura de cerca de 2 toneladas foi a maneira que o proprietßrio encontrou para abrir grande janela no imˇvel
clique para ampliar clique para ampliarA parede na posição original (Foto: Divulgação)

Uma parede composta por rochas de quatro metros de altura, por três metros de largura e 35 centímetros de espessura, num projeto de arquitetura realizado no condado de Warwickshire, na Inglaterra, ganhou destaque na mídia. O diferencial é que ela pode delizar para o lado, desvendando uma grande janela.

A estrutura tem de cerca de duas toneladas e a ideia surgiu porque, para a reforma, o novo proprietário tinha de cumprir uma exigência das autoridades locais de não aumentar o tamanho da pequena janela já existente no local. Por isso, todas as vidraças da casa continuam com os tamanhos e cortes padrões do imóvel, mas a janela em frente à casa fica maior quando a parede de rocha é afastada.

O projeto do escritório de arquitetura Baynes & Co foi aceito graças ao muro de pedras, que pode ser movido por um motor especialmente construído para a tarefa, com fundações reforçadas. Quando está na lateral, a parede permanece em pé apenas com uma guia quase imperceptível em sua parte superior. A rocha escolhida foi o calcário Cotswold, original da região, revestido com tijolos amarelados. O trabalho com as pedras foi realizado pela empresa Boden & Ward.

clique para ampliar clique
            para ampliarA casa antes da reforma (Foto: Divulgação)

O visual chama atenção, pois as rochas parecem meramente empilhadas de maneira displicente. No entanto, elas estão fixas em uma moldura metálica compartimentada e os blocos são colados entre si com resina. As camadas deixam passar a luz externa durante o dia, iluminando a sala de estar. À noite, ela produz um efeito muito bonito visto da rua com as luzes internas acesas.

clique para ampliar clique para ampliarIluminação pode variar o modo como a parede é vista de fora (Foto: Divulgação)
clique para ampliar clique para ampliarIluminação interna produz efeito para quem passa na rua (Foto: Divulgação)

Deixe seu coment´┐Żrio

Site Seu blog ou p´┐Żgina pessoal

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr´┐Żtica do debate respons´┐Żvel. S´┐Żo abertos a todo tipo de opini´┐Żo. Mas n´┐Żo aceitam ofensas. Ser´┐Żo deletados coment´┐Żrios contendo insulto, difama´┐Ż´┐Żo ou manifesta´┐Ż´┐Żes de ´┐Żdio e preconceito;
2. S´┐Żo um espa´┐Żo para troca de id´┐Żias, e todo leitor deve se sentir ´┐Ż vontade para expressar a sua. N´┐Żo ser´┐Żo tolerados ataques pessoais, amea´┐Żas, exposi´┐Ż´┐Żo da privacidade alheia, persegui´┐Ż´┐Żes (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment´┐Żrios e pelo impacto por ele causado; informa´┐Ż´┐Żes equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss´┐Żes transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n´┐Żo se disp´┐Żem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n´┐Żo se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg´┐Żncias, que acreditamos pr´┐Żprias de qualquer debate de id´┐Żias.

Aceito receber comunica´┐Ż´┐Żo da Fiep e seus parceiros por e-mail