Uma parede composta por rochas de quatro metros de altura, por três metros de largura e 35 centímetros de espessura, num projeto de arquitetura realizado no condado de Warwickshire, na Inglaterra, ganhou destaque na mídia. O diferencial é que ela pode delizar para o lado, desvendando uma grande janela.
A estrutura tem de cerca de duas toneladas e a ideia surgiu porque, para a reforma, o novo proprietário tinha de cumprir uma exigência das autoridades locais de não aumentar o tamanho da pequena janela já existente no local. Por isso, todas as vidraças da casa continuam com os tamanhos e cortes padrões do imóvel, mas a janela em frente à casa fica maior quando a parede de rocha é afastada.
O projeto do escritório de arquitetura Baynes & Co foi aceito graças ao muro de pedras, que pode ser movido por um motor especialmente construído para a tarefa, com fundações reforçadas. Quando está na lateral, a parede permanece em pé apenas com uma guia quase imperceptível em sua parte superior. A rocha escolhida foi o calcário Cotswold, original da região, revestido com tijolos amarelados. O trabalho com as pedras foi realizado pela empresa Boden & Ward.
O visual chama atenção, pois as rochas parecem meramente empilhadas de maneira displicente. No entanto, elas estão fixas em uma moldura metálica compartimentada e os blocos são colados entre si com resina. As camadas deixam passar a luz externa durante o dia, iluminando a sala de estar. À noite, ela produz um efeito muito bonito visto da rua com as luzes internas acesas.
Envie para um amigo