Simagran PR
Logística Reversa - 26/11/2012

Governo aumenta o prazo, mas pede compromisso da indústria

Fiep promove videoconferência para 23 cidades com o objetivo de alinhar agenda

Com objetivo de articular o setor produtivo para atender ao edital de chamamento nº 001/2012 da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), que institui no Estado a prática da logística reversa, a Fiep realizou no dia 8 de novembro uma videoconferência conectando 23 cidades. Os presidentes de sindicatos e empresários de cada região puderam tirar dúvidas e alinhar as ações da indústria para atender à nova legislação. O prazo para as empresas assinarem o termo de compromisso com a SEMA termina no dia 23 de novembro. O prazo anterior era 9 de outubro.

A obrigatoriedade de logística reversa, ou seja, o caminho inverso do produto após o consumo até o fabricante foi determinada pela Lei 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A medida prevê a responsabilidade compartilhada - entre fabricante, comerciante e consumidor - pela destinação final ambientalmente responsável dos produtos.

A videoconferência foi conduzida pelo assessor da presidência da Fiep, Irineu Roveda, por economistas da gerência de desenvolvimento e fomento da Federação, que irão auxiliar os sindicatos na elaboração das propostas, e por um representante da SEMA. Cerca de 100 pessoas participaram da transmissão em tempo real. Além do Paraná, houve retransmissão para a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), para acompanhamento do Sindusfarma, que possui associados em nosso Estado.

O prazo para que as empresas, por meio dos sindicatos e associações representativas, assinem o termo de compromisso com a SEMA expira dia 23 de novembro. Nesta data não é necessário apresentar o plano para logística reversa, mas sim o compromisso de que este plano será feito e definição de data, até 30 de junho de 2013, para início das discussões junto à cadeia produtiva.

Para auxiliar seus associados a atender à legislação em prazo hábil, a Fiep irá elaborar um modelo de termo de compromisso que será enviado aos sindicatos industriais para assinatura. A orientação da Federação é que os sindicatos não deixem de atender ao chamamento da SEMA, pois do contrário a regulamentação da logística reversa será  construída sem a participação do setor industrial, que será um dos mais impactados por esta mudança.A videoconferência foi transmitida para Apucarana, Arapongas, Bandeirantes, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Coment�rios - Deixe seu coment�rio

por SolAtmore - Sexta-feira, 05 de Janeiro de 2024 - 07:13:43 - Comentar

I usually watch them to learn snaptik more, then play game because it's a fun knockout game to try

por Fmovies - Terça-feira, 02 de Janeiro de 2024 - 12:21:34 - Comentar

Desbloqueie o mundo do cinema com um único clique. O site Fmovies garante uma experiência de streaming sem buffer e sem anúncios em full HD 1080p. Sem obrigações de inscrição, acesse os lançamentos mais recentes, o conteúdo mais assistido, os principais clássicos avaliados pela IMDb e os títulos mais populares de nossa extensa coleção.

por alicebobby - Terça-feira, 26 de Dezembro de 2023 - 05:32:04 - Comentar

Great information! I will visit your site more often so I am updated. The ideas I gather from here cannot be paid with money. Thanks very much! buildnow gg

por jordyn20 - Quarta-feira, 29 de Novembro de 2023 - 04:10:53 - Comentar

Whether you're a seasoned basketball pro or just a casual fan, this basketball stars unblocked game has something to offer everyone.

por Elijah Nelson - Quinta-feira, 16 de Novembro de 2023 - 03:47:53 - Comentar

Good essay. Responsibility for the proper disposal of products at the end of their useful life is shared between manufacturers, traders, driving directions, and consumers.

por Victor Patrick - Terça-feira, 31 de Outubro de 2023 - 22:21:04 - Comentar

Good read; I forwarded this to a colleague who was investigating that. I'll tell it again: Thank you for lunch! He just bought me lunch Retro Bowl College because I found it for him.

por Victor Patrick - Terça-feira, 31 de Outubro de 2023 - 22:20:52 - Comentar

por kewtar - Sexta-feira, 03 de Fevereiro de 2023 - 05:14:45 - Comentar

Nice reading; I just sent this territorial io to a coworker who was looking into that. And since I found it for him, he just bought me lunch I'll say it again: Thank you for lunch!

por kewtar - Sexta-feira, 03 de Fevereiro de 2023 - 05:14:08 - Comentar

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail