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Agricultura 4.0 é nova fronteira no campo

Tratores autônomos, que funcionam sem operador no veículo, não são uma realidade tão distante no campo. A possibilidade, que parece futurista, já existe em forma de protótipo e tem boas chances de ser vista em ação nas lavouras brasileiras nos próximos anos, se tornando um marco no avanço da chamada agricultura 4.0.

O conceito, caracterizado pela conectividade entre as máquinas, promete ser a próxima revolução no mundo do agronegócio, após os progressos em biotecnologia e nas técnicas de precisão. Perseguindo maior eficiência e produtividade, a agricultura mundial embarca na onda da internet das coisas e acelera para ser cada vez mais digital, interligada e usuária do big data. De casa, ou da sede da fazenda, produtores conseguem acompanhar remotamente, pelo computador, tablet ou smartphone, o desempenho de suas máquinas nas lavouras por telemetria, a transmissão automática de dados via sinal de telefonia celular. De olho no potencial que a agricultura tem na adoção de tecnologia digital, as grandes fabricantes de máquinas agrícolas promovem uma verdadeira corrida pelo desenvolvimento de melhores produtos e serviços.
— Com a telemetria, é possível avaliar a performance, a velocidade das máquinas, se as marchas estão corretas, o que permite orientar o operador para um desempenho mais eficiente. Velocidade correta significa redução do uso de combustível. Os sistemas também podem emitir sinais de desgaste da máquina, evitando que ela entre em colapso — explica Daniel Zacher, diretor da seção de Porto Alegre da SAE Brasil, entidade internacional que congrega engenheiros e executivos da área e que durante a Expointer realizou um simpósio sobre o tema na Capital.

Nas máquinas agrícolas, a era anterior foi da agregação de eletrônica embarcada e do uso do piloto automático. Agora, abre-se a possibilidade de tomada de decisões à distância pelo monitoramento do desempenho da frota, permitindo maior qualidade em etapas como plantio, pulverização, irrigação e colheita por meio do acompanhamento instantâneo de toda a complexidade da operação. Há ainda a possibilidade de gerar e analisar uma infinidade de dados que também são emitidos pelas máquinas interconectadas e, analisados, se transformam em eficiência ainda maior nas safras seguintes. Pela frente, há possibilidade de o maquinário trabalhar 24 horas por dia.

A pesquisadora Silvia Massruhá, chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, avalia que a nova era cibernética, após transformar a realidade e o modo de trabalho em setores como financeiro e indústria, avança no campo, seja em softwares embarcados, emissão de dados sobre clima, sistemas de alerta para doenças e aplicativos para dispositivos móveis.

— Cada vez mais percebemos ascensão do mundo digital na agricultura. As tecnologias disruptivas surgem para facilitar e melhorar a eficiência dos processos, em busca de ganhos de produtividade — considera Silvia.

Para Zacher, até o início da próxima década, principalmente nas grandes áreas planas do Centro Oeste do país, será possível testemunhar tratores comandados de forma remota. Depois, chegará a época de pulverizadores e colheitadeiras trabalharem sem operador na cabine. Será uma solução, por exemplo, para problemas como falta de mão de obra nestas regiões, e ainda vai criar demanda para empregos mais qualificados. 

Outro desafio no futuro, avalia o especialista, é fazer com que a vanguarda digital também chegue à agricultura familiar, elevando assim a produtividade média da agropecuária nacional. Afinal, a inovação, cada vez mais, é um insumo indispensável no campo.

Trator autônomo em teste

Veículo sem cabine e sem operador deve chegar ao Brasil em até cinco anosFoto: Divulgação / Case IH

Prova de que máquinas agrícolas não tripuladas não são uma promessa distante, a fabricante Case IH apresentou dia 30 de agosto, nos Estados Unidos, o protótipo de seu trator autônomo, que poderá ser usado em breve para tarefas como preparo do solo e plantio. Mesmo em fase de testes, a novidade deve chegar ao mercado, inclusive ao Brasil, em menos de cinco anos, garante Mirco Romagnoli, vice-presidente da América Latina da Case IH.
Pré-programado para operar em áreas mapeadas, o trator sem cabine pode ser remotamente supervisionado pelo operador. É possível ainda perceber obstáculos estáticos ou em movimento, parando o veículo até o operador, notificado por alertas visuais e sonoros, especificar novo trajeto. Se o sinal do GPS for perdido, por exemplo, o veículo para de forma imediata. Até os dados meteorológicos são processados para definir as entradas no terreno a ser trabalhado. Entre as vantagens estão maior controle da operação, monitoramento e redução de custos.
— O trator vai chegar no Brasil ao mesmo tempo que nos Estados Unidos. Mas ainda falta testar de forma exaustiva todas as condições — diz Romagnoli.Embora o veículo se adapte melhor a terrenos planos e seja adequado a grandes extensões, Romagnoli avalia que as máquinas poderão trabalhar em propriedades médias ou de topografia mais dobrada, como no Sul do país.

— O importante é que o trator trabalha em uma área toda mapeada. As ondulações também serão mapeadas — observa Romagnoli.

O próximo desafio é desenvolver pulverizadores e colheitadeiras autônomos. Mas ainda há o obstáculo da falta de sinal de internet nas regiões mais remotas.

Projeto-piloto no Estado

Em Não-Me-Toque, município que carrega o título de capital da agricultura de precisão, a Massey Ferguson, da fabricante americana AGCO, faz com agricultores um projeto-piloto em curso em outros Estados e países da sua estratégia global de conectividade, batizada de Fuse Connected Services. A ideia é baseada no monitoramento remoto das máquinas, e permite intervenção rápida da assistência técnica pelo acompanhamento em tempo real de fatores como a velocidade da máquina, o que influi no consumo de combustível. Por telemetria, é possível ajustar a operação e programar a manutenção antes de alguma falha detectada causar pane no equipamento.
— As máquinas podem "comunicar a sua saúde", com as informações sendo transmitidas para a AGCO ou suas concessionárias — explicou Matt Rushing, vice-presidente global de marketing para conectividade da AGCO.

Os primeiros resultados indicam redução de custo e aumento de produtividade, diz o gerente de marketing de produto da área de agricultura de precisão da AGCO América do Sul, Rafael Costa. Com análise da velocidade e marcha, foi possível economizar 5% o consumo de combustível no plantio, pulverização e colheita. Com ajustes na máquina, a perda na colheita também foi reduzida em 1%. Outra vantagem é a coleta e análise, utilizada para melhorar a eficiência nas safras seguintes. 

— Com os dados georreferenciados da colheita, é possível planejar a próxima safra, como em relação à adubação — observa Costa. 

Com a marca Fendt, a AGCO também desenvolve veículos autônomos, algo como grupos de robôs inteligentes para a agricultura.

Rede de parceiros para focar na especialidade

De forma virtual, agricultor pode acompanhar o desempenho do maquinário na lavouraFoto: Diego Vara / Agencia RBS

A americana John Deere prepara a chegada ao Brasil da versão de um portal que já existe nos Estados Unidos em que o produtor poderá terceirizar as funções em que não é especialista. Se o seu forte é o comercial, por exemplo, terá no portal uma rede de fornecedores de outros produtos e serviços, como insumos, assessoria agronômica ou financeira, com quem poderá compartilhar dados e, de certa forma, delegar decisões aos parceiros.
— Queremos ser o catalizador dessa informação que estará na nuvem, no big data, para que ela circule de forma mais rápida e o cliente foque naquilo que é o seu negócio — diz Maurício Menezes, especialista em agricultura de precisão da John Deere.

Em outra frente, a aposta da empresa é no sistema de gerenciamento de informações JDLink, solução de telemática que permite, com a conexão com a internet, acessar no laptot, tablet ou smartphones, informações em tempo real das condições da máquina na lavoura. 

A fabricante americana promete começar em janeiro do próximo ano a comercialização no Brasil. A tecnologia permite, por exemplo, verificar a velocidade da máquina, o consumo de combustível, a rotação do motor, o nível do tanque, além de diagnóstico remoto de anomalias. O sistema promete vantagens como alerta de erros e problemas, acompanhamento do plano de manutenção preventiva e economia de combustível e insumos graças ao uso correto dos serviços da máquina.

Mas antes há um gargalo a ser solucionado devido à infraestrutura de telecomunicações precária no país. A empresa também analisa as melhores formas de solucionar os problemas de conectividade pela internet no campo, seja por rádio ou satélite, principalmente nos pontos mais ermos do país.

Fonte: Zero Hora

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