Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Nova usina exclusiva para etanol de soja vai abrir 260 vagas

Publicado em 03/10/2017

Seguindo a tendência de ampliação da matriz enérgica brasileira, especialmente com combustíveis renováveis, a Caramuru – uma das principais processadoras brasileiras de grãos – vai investir R$ 115 milhões na ampliação de seu complexo industrial em Sorriso (MT), para trabalhar com a novíssima tecnologia do etanol de soja.

Segundo a empresa, a usina tem potencial para gerar 60 empregos diretos e mais 200 indiretos na região. Além do etanol hidratado a partir de soja, o empreendimento – que deve estar pronto em até dois anos - também irá atuar com o processamento de lecitina.

A iniciativa com o biocombustível é pioneira na indústria mundial. As experiências atuais são a partir de cana-de-açúcar, milho ou beterraba. A unidade terá capacidade anual de 6,8 milhões de litros de etanol hidratado e 3.000 toneladas de lecitina.

“Esse projeto é mais uma iniciativa que a Caramuru empreende para agregar valor à sua produção. Paralelamente, o investimento abre novas oportunidades de negócios para o produtor do Mato Grosso”, afirma o vice-presidente da empresa, César Borges de Sousa.

O etanol hidratado, além de ser usado como combustível para veículos, na sua forma pura, é também matéria-prima industrial, utilizada na fabricação de perfumes, materiais de limpeza, solventes e tintas. A lecitina de soja é aplicada em vários segmentos, como: chocolates, margarinas, sorvetes, biscoitos, pães e massas, produtos instantâneos, doces e molhos, além de ser utilizada na fabricação de produtos dietéticos, farmacêuticos e em cosméticos.

Leia a reportagem na íntegra aqui.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube