Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Professora da UTFPR conquista principal prêmio em transferência de tecnologia dos EUA

Publicado em 29/09/2017

A professora Marina Celant De Prá, do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia do Câmpus Dois Vizinhos, foi laureada com o 2017 FLC Excellence in Technology Transfer Project of the Year Award (Southeast Regional), prêmio concedido pelo Federal Laboratory Consortium for Technology Transfer (FLC), nos Estados Unidos (EUA). O reconhecimento é resultado da participação de Marina no projeto "Rapid Activation of Biological Wastewater Treatment Systems for Nasa" (em português: "Rápida Ativação de um Sistema de Tratamento Biológico de Efluentes para a Nasa").

Maior prêmio dos EUA na área, congregando os 300 principais laboratórios federais, agências e centros de pesquisa do país, o FLC National Awards destaca pessoas que contribuíram significativamente para o esforço de transferência de tecnologia. 

A participação da professora no projeto que lhe rendeu o prêmio teve início em meados de 2016, quando Marina foi convidada a contribuir com a pesquisa desenvolvida pela Nasa, pela Pancopia e pelo Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA-ARS). Segundo a docente, o projeto "Rapid Activation of Biological Wastewater Treatment Systems for NASA" se justifica pelos altos valores embutidos em levar água para o espaço. "A água é um recurso vital e extremamente caro para a Nasa, custando até $ 83 mil dólares para levar um galão de água para o espaço. Por isso, a Nasa precisa reciclar em torno de 95% dos efluentes gerados e, visto que no espaço não tem água, objetiva-se poupar o que se tem e recuperar o que poderia ser descartado", explica Marina, completando que o projeto visa ser um intermediador para melhor utilizar esse recurso.

Multidisciplinar e dividido em várias etapas, o projeto conta com a participação de várias instituições, entre elas a USDA-ARS em Florence (Carolina do Sul), onde Marina De Prá trabalhou, junto com o dr. Matias Vanotti. A USDA-ARS é a instituição responsável em preparar os microrganismos para o tratamento das águas residuárias, por meio do processo de desamonificação.

Ao indicar a pesquisa para o prêmio, a USDA inscreveu o projeto com o título de "Novel Anammox Bacterium Isolate for Purification and Recycling Wastewater in Space and Decentralized Wastewater Systems" (em português: "Isolamento de Novas Bactérias ANAMMOX para Purificação e Reciclagem de Efluentes no Espaço e em Sistemas de Tratamento de águas residuárias Descentralizados").

"O tema [do projeto premiado] é o mesmo da minha tese de doutorado, onde trabalhamos com microrganismos chamados Anammox (do inglês Anaerobic Ammonium Oxidation). Eu trabalho com esses microrganismos para o tratamento de efluentes há aproximadamente oito anos, o que felizmente me permitiu contribuir bastante com o projeto lá [nos EUA]", conta Marina De Prá.

Informações: Portal UTFPR

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube