Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Conheça a história do tomate: das Américas para o mundo

Publicado em 12/09/2017

Você sabia que os tomates suculentos que conhecemos são resultado de milhares de anos de melhoramento genético? É isso mesmo, assim como diversas outras plantas hoje cultivadas e presentes em nossa alimentação, o tomate sofreu alterações genéticas importantes desde a descoberta da agricultura, há aproximadamente dez mil anos. Ao longo desse período, agricultores ancestrais selecionaram e cruzaram as plantas com caracteríticas de interesse com o obetivo de passar para as próximas gerações do vegetal aqueles benefícios. Isso fez com que o tomate, antes um fruto pequeno, se transformasse no alimento que conhecemos hoje.

Um estudo realizado pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica PLOS Genetics revela agora que esse processo de domesticação do tomate pode ter selecionado um gene espefício, responsável pelo tamanho e peso do fruto. O gene foi denominado Cell Size Regulator (CSR-D), ou regulador de tamanho de célula, em português. Em comparação aos tomates selvagens, as variedades de hoje apresentam uma mutação no gene CSR e são aproximadamente mil vezes mais pesadas!

História do tomate

O tomate é originário da América Do Sul e seu cultivo teve início provavelmente nas regiões montanhosas do Equador e do norte do Peru. A data exata da domesticação é desconhecida, mas sabe-se que, quando os conquistadores europeus chegaram às Américas, ele era cultivado, ainda em suas versões menores e de coloração verde e amarela, em diversas regiões, a exemplo do sul do México. Os espanhóis foram os responsáveis por levar o fruto para a Europa onde o melhoramento genético continuou e ele ganhou a coloração vermelha e o tamanho que conhecemos hoje.

Alimentos naturais?

Desde a descoberta da agricultura, produtores ancestrais selecionam as plantas que apresentam características de interesse (melhor performance agronômica, resistência contra pragas, adaptabilidade a diferentes condições climáticas, etc). Esse processo modificou sensivelmente (e modifica até hoje, pois ainda é muito utilizado) o material genético de praticamente todos os alimentos a que temos acesso.

Saiba mais sobre o melhoramento genético



Fonte: CIB

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube