Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Bananas geneticamente modificadas enriquecidas com vitamina A

Publicado em 13/07/2017

Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Queensland (QUT) desenvolveram bananas geneticamente modificadas enriquecidas com vitamina A.

O objetivo, de acordo com os cientistas, é “salvar milhares de vidas na África que estão em risco” pela deficiência desse micronutriente, em um projeto humanitário apoiado pela Fundação Bill & Melinda Gates.

De acordo com o professor James Dale, líder do projeto, foi aumentada a concentração da vitamina A na banana em até quatro vezes. Inicialmente, testaram as modificações genéticas na banana de Cavendish, em Queensland, Austrália. Depois, introduziram as mudanças em outras variedades, com a colaboração de pesquisadores da Organização Nacional de Pesquisa Agropecuária.

Uma preocupação da equipe de cientistas era com um possível declínio da concentração de pró-vitamina A ao longo das gerações da planta transgênica. Os pesquisadores, no entanto, ficaram surpresos com os resultados, pois não houve decréscimo mesmo após cinco gerações.

A expectativa é de que demore cerca de seis anos para que a “banana dourada” enriquecida com vitamina A possa estar disponível em Uganda para os devidos testes regulatórios. Após isso, projeta-se o início da produção até 2021. Em todo o mundo, cerca de 750 mil crianças morrem anualmente por de deficiência de vitamina A.

Fonte: Agrolink

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube