Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Três montadoras que o Paraná já teve e quatro "sonhos elétricos"

Publicado em 21/09/2015

Saiba mais sobre as trajetórias interrompidas no estado

Fonte: Gazeta do Povo

Terceiro maior polo automotivo do país, o Paraná responde por cerca de 12% da produção nacional de carros, caminhões e ônibus. No ano passado, o estado fabricou 368 mil veículos, das marcas Volkswagen, Renault, Nissan, Volvo e DAF. Neste mês, ganhou o reforço da Audi, que voltou a montar automóveis em São José dos Pinhais, na fábrica da Volks, depois de nove anos.

O que nem todo mundo sabe, ou lembra, é que o Paraná já abrigou outras três montadoras. Bem menores, é verdade. E de vida curta. Juntas, elas fabricaram algo próximo de 17 mil veículos – o equivalente a duas semanas de produção do atual parque automotivo do estado.

O caso mais emblemático é o da norte-americana Chrysler, que montou a picape Dodge Dakota em Campo Largo, na Grande Curitiba.

Também passou pelo estado a brasileiríssima Puma. Conhecida pelos esportivos que até hoje mobilizam uma legião de fãs, a empresa nasceu em São Paulo, mas virou curitibana em meados dos anos 1980.

Menos conhecida dentre as três, a fábrica de picapes “rurais” Matra se instalou em Ibaiti, no Norte Pioneiro, sonhando herdar o mercado do jipe Toyota Bandeirante e da picape Ford F-75.

Além dessas empresas, o Paraná foi alvo de pelo menos outros quatro projetos, todos envolvendo veículos elétricos. Dois não prosperaram; dois tentam se viabilizar.

Conheça um pouco dessas histórias em matéria especial da Gazeta do Povo. Clique aqui.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube