Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Consórcio Inovar-Auto lança sistema para rastreabilidade

Publicado em 16/09/2014

Montadoras e fornecedores serão obrigados a fornecer informações.

Fonte: Pedro Kutney para Automotive Business

Três escritórios de consultoria criaram há cerca de seis meses o Consórcio Inovar-Auto especialmente para fornecer o serviço de apurar todas as informações do sistema de rastreamento de autopeças, que entra em funcionamento no dia 1º de outubro próximo. Para alimentar o banco de dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Grupo Engenho, Quirius Soluções Fiscais e Becomex Consulting se associaram para unir suas especialidades. “Nós tínhamos o conhecimento da operação do setor automotivo e os dois parceiros desenvolveram a tecnologia da informação para processar e transmitir os dados”, conta o engenheiro Carlos Briganti, presidente do Grupo Engenho e sócio do consórcio. Ele também participou com a IHS da consultoria ao governo para a formatação do Inovar-Auto. “Percebemos que muitos teriam dificuldades em levantar e fazer o processamento das informações, assim enxergamos a oportunidade e oferecer uma solução pronta”, diz Briganti, que até 2007 foi presidente da Eaton no Brasil e desde então se dedica à sua consultoria.

A partir de outubro, todas as montadoras, seus fornecedores e subfornecedores (tiers 1 e 2) serão obrigados a informar todos os meses ao MDIC as características e o valor dos componentes usados na produção dos veículos, incluindo a parcela importada desses itens. A exigência é parte da política industrial do governo para o setor automotivo, o Inovar-Auto. A legislação permite transformar em benefício fiscal as compras de peças nacionais, que podem ser abatidas de até 30 pontos porcentuais do IPI. Com o rastreamento, a base de cálculo desse incentivo será reduzida com o desconto do valor do conteúdo importado das autopeças (leia aqui). A empresa que deixar de prestar essas informações ou enviar dados incorretos poderá pagar multa de 1% a 2% do valor de cada transação.

A solução fornecida pelo Consórcio Inovar-Auto simplifica a operação de processamento de todas as informações exigidas pelo MDIC. “Podemos fornecer o programa para processamento nas próprias empresas, mas vamos começar oferecendo o serviço em nuvem, em que montadoras e fornecedores enviam os dados ao nosso sistema, nós processamos e mandamos o pacote pronto para envio ao MDIC”, explica Briganti. “Essa é a vantagem do BPO (de business process outsourcing, ou terceirização de processos). Posso atender o cliente de forma imediata. Não daria tempo de implantar um sistema interno até outubro, quando começa a rastreabilidade”, afirma.

O consórcio funciona como um escritório externo de contabilidade: os clientes enviam os dados necessários e os especialistas fazem todos os cálculos para processar o pacote de informações exigido pelo governo. “Basicamente, precisamos das notas fiscais eletrônicas e a lista de peças. O sistema calcula a parcela importada e informa o valor a ser deduzido (do incentivo fiscal)”, diz Briganti.

O consultor destaca que a terceirização do trabalho para atender as obrigações da rastreabilidade demanda poucos recursos das empresas, que dessa forma eliminam despesas extras com pessoal, instalação de sistemas e treinamento. Montadoras e fornecedores podem exportar as informações dos sistemas digitalizados de informações fiscais que já utilizam. Com o serviço em nuvem, não há necessidade de compra de licenças de uso de programas e suas atualizações constantes. “Essa é outra vantagem: não é necessário fazer modificações a cada mudança na legislação, nós mantemos o sistema constantemente atualizado.”

O sistema online desenvolvido pelo Consórcio Inovar-Auto pode fazer várias análises das informações inseridas, com divisões por empresa (montadora ou fornecedor), por produto (componente), por período ou item a item. Também é possível exportar as informações para processamento de outras análises.

Briganti explica que o preço do serviço depende da quantidade de informações a ser processada, bem como da complexidade dos sistemas usados pelo cliente. Para fazer uma simulação, ele indica que as empresas acessem o site do Consórcio Inovar-Auto.

Em contrapartida, o Sistema de Rastreabilidade pode reduzir margem de incentivo. Confira aqui.

 

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube