Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Brasil terá fábrica de bateria de lítio para veículos elétricos desenvolvida no Paraná

Publicado em 07/06/2015

Itaipu e FPTI assinaram acordo com a Mira para desenvolvimento e produção local

Fonte: Jornal Eletrônico de Itaipu

Em apenas dois anos, o Brasil já terá condições de produzir a primeira bateria de íons de lítio com tecnologia nacional. O anúncio foi feito em 28 de maio, em Foz do Iguaçu, pela diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, durante a assinatura de um acordo de cooperação global entre a Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e a empresa inglesa Mira Limited, uma das mais importantes consultorias mundiais do ramo de pesquisa de veículos híbridos e elétricos.

Também participaram da cerimônia, no Edifício das Águas, na usina, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, o diretor-geral da Mira do Brasil, Armando Canales, e o diretor-superintendente da FPTI, Juan Carlos Sotuyo.

A parceria tem como objetivo final a instalação, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), de um centro de excelência para pesquisa de bateria de lítio, inédito no Brasil. Inicialmente, já a partir da assinatura, nos primeiros três meses, serão feitos estudos de prospecção junto à indústria nacional, para definição do modelo de bateria que será adotado.

Produção em escala pela indústria

Escolhido o modelo, a parceria desenvolverá o primeiro protótipo, que poderá ser levado para produção em escala pela indústria nacional. “Hoje a bateria de lítio é usada principalmente em veículos e nas telecomunicações. Queremos desenvolver aqui no PTI uma bateria escalável, que poderá ser utilizada tanto em veículos elétricos como em sistemas de armazenamento de energia”, antecipou Margaret Groff.

Outra proposta é criar no País uma rede de serviços de alta complexidade na área de bateria. “Porque hoje, se você compra uma bateria [de lítio] no exterior, muitas vezes tem que mandar esse produto para fazer manutenção fora do Brasil. Queremos prestar esses serviços aqui, e não no exterior”, reforçou.

Outros modelos em andamento

A diretora financeira lembrou ainda que Itaipu já desenvolve estudos com outros modelos de bateria – como as de sódio e de chumbo-ácido, também para aplicação em veículos elétricos e em sistemas de armazenamento. “Agora, com a bateria de lítio, estamos escalando alguns degraus nesse desenvolvimento tecnológico.”

Pioneirismo permitiu parceria

Para Armando Canales, a aproximação da Mira com Itaipu foi natural. “Achamos que trabalhar em conjunto com Itaipu e o PTI, que são pioneiros no Brasil no desenvolvimento de veículos elétricos e híbridos, e também na área de armazenamento de energia, representa o perfeito casamento de competências para a criação desse centro de excelências”.

Jorge Samek disse que essa parceria representa um passo importante para a região, que está se tornando um celeiro de tecnologia com gente capacitada em todas áreas “Isso comprova que os recentes investimentos no Oeste do Paraná, especialmente em universidades e centros de pesquisa, já começam a apresentar resultados importantes”, afirmou. Segundo ele, a parceria com a Mira, uma gigante da tecnologia, faz parte desse processo. “Se o mundo é global, nossa cabeça também tem que ser global”, comentou.

Pesquisas de Itaipu

Há mais de um ano, Itaipu desenvolve o Programa de Mobilidade Inteligente (Mob-i). Além de carros elétricos (28 no total, em Curitiba, Brasília e Foz do Iguaçu), o Mob-i conta com postos para abastecimento (os eletropostos) e utiliza a plataforma Mobi.me, aplicativo que fornece em tempo real indicadores como o dinheiro poupado em abastecimento, o CO2 que deixou de ser emitido na atmosfera e o número de quilômetros rodados.

Desde 2006, a empresa também lidera, em parceria com várias companhias do Brasil e do exterior, o Programa Veículo Elétrico (VE).  Neste período, já montou mais de 80 protótipos elétricos, a metade incorporada à própria frota e o restante destinado para os parceiros do programa.

As linhas do VE incluem carros de passeio, caminhão, utilitário, ônibus e até um avião, todos equipados com motor elétrico.

A empresa ainda mantém uma oficina para montagem dos compactos elétricos modelo Twizy, em parceria com a Renault, e trabalha no projeto da bateria de sódio nacional, com recursos da Finep e parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Outro projeto é na área de armazenamento de energia, em conjunto com o Exército brasileiro.

Mira

A Mira foi criada pelo governo britânico em 1946 para ser referência na área de pesquisa e desenvolvimento de sistemas para veículos e atua como uma empresa privada sem fins lucrativos desde 1976. Ela desenvolve trens de força (motor e transmissão), sistemas de baterias e faz a integração de sistemas em veículos híbridos e elétricos, contando com uma das mais modernas pistas de testes do mundo e laboratórios avançados.

A empresa tem participação em mais de 18 projetos de veículos híbridos e elétricos e conta, entre seus clientes, com os principais players do setor. A Mira é responsável, entre outras iniciativas, pelos veículos não tripulados – dirigidos somente por câmaras e sensores – que estão circulando no Reino Unido este ano, em caráter experimental.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube