Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

BMW vai aumentar nacionalização e investimentos no Brasil

Publicado em 30/03/2015

O objetivo é reduzir o impacto do dólar alto e atender às exigências do Inovar-Auto

Fonte: Valor

 

A previsão de queda no PIB do Brasil em 2015 não está assustando os fabricantes premium, que continuam seus investimentos no país. No caso da BMW, a certeza é de que isso afetará o desempenho do mercado nacional este ano, mas o planejamento local é para longo prazo.

Com referência à Variável 11 - "Indústria Automotiva - Produção de veículos e autopeças", a BMW anunciou que continua seu plano de investimentos no país. A empresa está investindo € 200 milhões na planta de Araquari/SC, onde já produz três modelos e deverá receber mais dois ainda este ano.

Em alinhamento com a Variável 6 "Governo - Política industrial para o setor", o objetivo é aumentar a nacionalização de peças e componentes para reduzir o impacto da alta do dólar e também atender às exigências do Inovar-Auto. Além disso, a BMW acredita que o mercado nacional é promissor em relação ao segmento premium, pois aqui representa hoje apenas 1,5% do total.

Na China e Índia, o luxo tem 10% de participação, enquanto nos EUA representa entre 12% e 15% e por fim, a Europa com 30%. Assim, o fabricante germânico entende que o momento atual é de investir. A planta atualmente produz 50 carros por dia e deve aumentar o quadro funcional de 500 para 800 até o final do ano.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube