Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Argentina vai vender dólar a empresas para importação

Publicado em 15/09/2014

Medidas devem ajudar o comércio entre Brasil e Argentina, principal destino de autopeças brasileiras.

Fonte: Estadão Conteúdo/Tododia UOL

O governo da Argentina, em reunião com os dirigentes das montadoras, em Buenos Aires, comprometeu-se a vender às empresas, por intermédio do Banco Central, US$ 100 milhões por mês para que possam importar autopeças. Sem os dólares, as montadoras estavam com dificuldades para importar, o que prejudica o comércio com o Brasil.

Fontes do governo argentino indicaram que os dólares serão repartidos em função da posição de cada montadora no mercado e de suas respectivas necessidades. Em troca, as montadoras comprometeram-se a não suspender o contrato dos trabalhadores e acelerar a entrega dos veículos nas concessionárias (atualmente, a espera já supera os 90 dias).

Os problemas para a obtenção de dólares para importar levaram o presidente da General Motors para a América do Sul, Jaime Ardila, a anunciar que suspenderá as exportações de automóveis da filial brasileira da GM para a Argentina, já que há um mês a montadora na Argentina não consegue dólares para pagar as dívidas com o Brasil.

Com reservas externas em baixa e em disputa com credores em torno do pagamento de dívidas, a Argentina enfrenta escassez crescente de dólares, o que dificulta as importações.

CHOCOLATES

Exportar para a Argentina está ficando mais difícil não apenas para as montadoras. A Abicab (Associação Brasileira de Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) informou que nos últimos três anos registrou uma queda de até 80% nos volumes exportados para a Argentina. O país vizinho é o principal mercado desses produtos brasileiros.

"O Brasil deveria retaliar, proibindo a entrada de seus produtos em nosso mercado. Mas é impressionante a passividade do governo brasileiro", diz Fabricio Beduschi Beloti, gerente de exportação da Bel Chocolates, na nota da associação.

Há anos o governo da presidente Cristina Kirchner aplica uma saraivada de medidas de restrição sobre os mais variados tipos de produtos brasileiros, desde autopeças, passando por calçados, eletrodomésticos, copos de vidro e até vasos sanitários, entre muitos outros.

O porta-voz da Cira (Câmara de Importadores da Argentina), Miguel Ponce, disse que as restrições sobre chocolates, amendoins e balas atingem principalmente as grandes redes de supermercados instaladas na Argentina.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube