Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

BMW e Daimler reúnem forças para direção autônoma

Publicado em 06/03/2019

Depois anunciarem parceria em serviços de mobilidade urbana, os grupos BMW e Daimler assinaram um memorando de entendimento com o objetivo de avançar no desenvolvimento em conjunto tecnologias automatizadas da próxima geração, como a condução autônoma em rodovias e recursos de estacionamento. Ambas as empresas enxergam a parceria como uma cooperação estratégica de longo prazo e projetam tornar as tecnologias de níveis SAE 3 e 4 disponíveis até meados da próxima década.

As empresas entendem que as capacidades e as experiências acumulados por cada uma das fabricantes na área da automatização veicular acelerarão o desenvolvimento das futuras tecnologias. Além de sinergias, as companhias poderão introduzir novas soluções mais rápidas no mercado, com ciclo de inovações menores.

A parceria concentrará forças no desenvolvimento sobre uma arquitetura capaz de proporcionar produção em escala de veículos com níveis de automação 3 e 4, permitido condução automatizada em rodovias. De acordo com comunicado, ambas as companhias também seguem independentes com seus próprios projetos de P&D na área e não descartam parcerias adicionais com outras empresas de tecnologias e fabricantes de automóveis que possam contribuir com o sucesso da plataforma.

"A direção autônoma é uma das tendências mais revolucionárias para nós no momento, e todo o Grupo Daimler está trabalhando muito nele", conta Ola Källenius, membro do Conselho administrativo da Daimler, responsável pela pesquisa do grupo e pelo desenvolvimento de carros da Mercedes-Benz. "Em vez de soluções individuais autônomas, queremos desenvolver um sistema geral confiável que ofereça valor agregado aos clientes. Trabalhando com os parceiros certos, queremos fazer avanços significativos no aprimoramento do desempenho dessa tecnologia e colocá-la em segurança na estrada."

"À medida que perseguimos nossa estratégia, estamos combinando a expertise de dois líderes em tecnologia. No Grupo BMW, parcerias de longo prazo inserida em uma plataforma flexível, de escala e não exclusiva são fundamentais para o avanço da industrialização da direção autônoma", observa Klaus Fröhlich, membro do Conselho de Administração da BMW "Combinando a expertise das duas empresas, aumentaremos nossa força inovadora e aceleraremos a disseminação dessa tecnologia."

Fonte: Autoindustria

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube