Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Ford adota nova ferramenta 3D para design de veículos

Publicado em 26/02/2019

Ford está utilizando uma nova ferramenta de realidade virtual em 3D que permite projetar carros por meio de gestos a partir de rastreadores de movimentos e óculos especiais, sem que seja preciso passar pela fase de esboço em caneta e papel. Chamado Gravity Sketch, o método revoluciona o trabalho dos estúdios de design ajudando a reduzir o tempo de desenvolvimento dos veículos.

"Poder enxergar todos os ângulos do carro em 360 graus enquanto ele está sendo desenhado libera a criatividade e reforça nossa proposta de centrar o design no cliente desde o início de cada projeto", diz o gerente de design da Ford nos Estados Unidos, Michael Smith.



O design tradicional de automóveis começa com um esboço 2D, que depois é digitalizado para que se tenha uma imagem de alta qualidade. Mais tarde ele é transformado em modelo 3D por um software de design auxiliado por computador (CAD). Esse modelo então é transferido a um ambiente de realidade virtual para análise da viabilidade. Isso pode levar semanas e obriga os designers a selecionar com cuidado cada projeto que chega ao estágio de modelagem 3D. 

Com o Gravity Sketch todo o processo é feito em questão de horas, usando desde o início um modelo 3D que permite pular o estágio 2D. Os projetistas podem criar o veículo em torno do motorista, girando e visualizando o design 3D em qualquer ângulo e tamanho, e também entrar no esboço para ajustar seus detalhes internos. 

"Essa colaboração com os designers nos permitiu mergulhar em seus processos criativos e descobrir modos de ajustar o aplicativo para melhor atender às suas necessidades", diz o CEO e um dos fundadores da empresa que criou o Gravity Sketch, Oluwaseyi Sosanya. 

Segundo a Ford, a introdução da nova ferramenta em todos os seus estúdios globais de design dará agilidade ao fluxo de trabalho e permitirá maior colaboração em tempo real entre os times.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube