Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Desafios da cadeia automotiva ficarão mais complexos nos próximos anos

Publicado em 21/01/2019

A cadeia automotiva já tem grandes desafios nas mãos. O futuro, no entanto, não traz muito alento: a tendência é que o setor fique mais complexo nos próximos anos e, portanto sua capacidade de gerenciar fornecedores, demandas do consumidor e inovação precisarão avançar rápido. Esta é uma das conclusões do AB Lab Compras e Engenharia, evento exclusivo realizado o fim de 2018 com a participação de 40 profissionais que atuam nestas áreas em montadoras e fornecedores. O extrato do evento está em um relatório especial, disponível para download gratuito no link a seguir:


O evento contou com apresentações de Ricardo Bacellar, sócio-líder da KPMG para a área automotiva, e de Gil Giardelli, fundador da 5Era consultoria e estudioso da era digital. Como no AB Lab não existe audiência passiva, depois das palestras os participantes discutiram respostas e contribuíram com o debate, com a construção da inteligência coletiva. 

Segundo Bacellar, o nível de complexidade da cadeia automotiva vai aumentar muito nos próximos anos. ?As empresas precisarão fazer novas conexões e trabalhar para entregar soluções de mobilidade, gestão de frota, recarga de veículos, elétricos, entre outras?, disse no evento. Ele calcula que o número de fornecedores de cada empresa tende a crescer consideravelmente, já que serão necessárias novas competências. 

Em paralelo a este movimento, o consultor indica que a inovação precisará ganhar velocidade, com ciclos mais rápidos e sintonia com a cadeia de parceiros, que terá de mostrar capacidade para entregar o novo. Por outro lado, Bacellar entende que a evolução tecnológica será uma aliada da redução de custos, com o uso de inteligência artificial na execução de tarefas burocráticas e repetitivas da área administrativa, por exemplo. 

QUER PARTICIPAR DAS PRÓXIMAS EDIÇÕES DO AB LAB? 


O AB Lab é um formato de evento exclusivo de Automotive Business, desenhado para discutir os vários aspectos do setor automotivo a partir do viés da inovação e transformação desta indústria, que tem um horizonte de disrupção pela frente. São encontros pequenos, fechado apenas para convidados. 

Está programada para 2019 uma temporada completa do AB Lab com o tema central O papel da indústria automotiva na nova sociedade. A partir deste ponto, os encontros vão abordar vários desafios e elos da cadeia produtiva. 

Caso queira participar de um dos eventos, é só clicar aqui e registrar o seu interesse. Assim você poderá ser convidado para uma edição voltada ao seu perfil profissional.

Fonte: Automotive Business

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube