Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

VW e Universidade de Stanford desenvolvem célula de combustível com custo menor

Publicado em 01/10/2018

Volkswagen em uma parceria inédita com a renomada Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo capaz de reduzir a quantidade de metais preciosos, como a platina, para a produção de células de combustível. A platina é necessária como catalisador para o conjunto: tradicionalmente, ela é distribuída como partículas em pó de carbono, mas o processo catalítico desejado só ocorre na superfície das partículas de platina, o que desperdiça grandes quantidades do material, que tem um custo alto.

Já o processo criado pela VW e pela universidade consiste em átomos de platina colocados especificamente sobre uma superfície de carbono para produzir partículas extremamente finas, o que pode reduzir a quantidade necessária para operar a célula de combustível. Segundo a VW, esse processo aumenta em três vezes a eficiência do recém-desenvolvido catalisador de célula de combustível em comparação com a tecnologia atual, ao mesmo tempo em que eleva sua durabilidade.

?Essa tecnologia abre enormes possibilidades de redução de custos, como a quantidade de metais preciosos utilizados. Ao mesmo tempo, a vida útil e o desempenho do catalisador são aumentados. Além da célula de combustível, a deposição de camada atômica também oferece uma gama completa de outras aplicações que exigem materiais de alto desempenho, como as baterias de íons de lítio de última geração?, declara o professor Prinz, da Universidade de Stanford.

A tarefa dos pesquisadores agora é transferir os resultados obtidos no laboratório para a produção industrial em larga escala.

?Isso também é interessante para outras aplicações automotivas, como baterias. No entanto, a variante modificada de ALD (deposição de camada atômica), que foi desenvolvida aqui, leva tudo para um novo nível?, afirma Thomas Schladt, da área de pesquisa do Grupo VW.
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube