Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

VWCO lançará no Brasil plataforma de conectividade RIO em 2019

Publicado em 25/09/2018

A Volkswagen Caminhões e Ônibus - VWCO - lançará no Brasil em 2019 sua nova plataforma de logística e conectividade RIO, marca que também faz parte do Grupo Traton, bem como a MAN e a Scania. O País será o primeiro da América Latina a receber a tecnologia que reúne soluções baseadas na nuvem para veículos comerciais, que permitirá a integração total entre o veículo, frotista, pós-venda, motorista e cliente final.

A plataforma RIO já está em testes no Brasil com a Ambev, dona e distribuidora das marcas Skol, Brahma, Antarctica e Guaraná. A companhia é um dos grandes clientes da VWCO: este ano, as empresas fecharam o negócio para o fornecimento de 1,6 mil caminhões elétricos até 2023.

"Estamos muito felizes em anunciar que o RIO vai ao Rio. O início das vendas no Brasil será no início de 2019, menos de um ano depois da Europa. Nossa plataforma global de telemetria e conectividade é aberta e escalável, serve em qualquer veículo comercial de qualquer marca. Vamos fazer adaptações e oferecer como uma evolução do volksnet", disse o CEO da VWCO, Roberto Cortes".



Depois do Brasil, a VWCO lançará a tecnologia no México, Argentina e Chile. Para atender às demandas regionais, a plataforma contará com serviços exclusivos para a América Latina, como o pacote Security, serviço exclusivo para mercados da região dedicado à gestão de segurança da carga e do veículo.

"Ao longo do próximo ano, os caminhões VW Delivery, VW Constellation e MAN, além dos ônibus Volksbus destinados ao mercado brasileiro sairão gradualmente da fábrica prontos para conexão digital por meio da RIO Box, que também será oferecida para instalação a quem já possui veículos da marca com interface aberta FMS. Esperamos atender os demais mercados latinos em breve, começando pelas operações de transporte em nossas fronteiras", explica Cortes.

Os veículos equipados com a RIO Box vêm com um pacote básico sem custos chamado Essentials, que permite acesso a soluções exclusivas oferecidas no mercado virtual (marketplace). Ele oferece mapas digitais com a localização do veículo, análise de desempenho, consumo médio de combustível, distância percorrida no período, tempos de direção e parada, além de horas de funcionamento do motor. Outros serviços serão introduzidos progressivamente no marketplace da plataforma. Além disso, reconhecidas empresas também poderão oferecer seus serviços por meio do marketplace, como Omnilink, Continental, Pirelli Cyberfleet, PST Pósitron, Bosch e DriveUp.

"Os clientes poderão aderir ou cancelar serviços individualmente, a cada dia e por veículo, sem um prazo mínimo de taxas de adesão ou prazos mínimos de permanência não se aplicam, com exceção dos serviços que exigem equipamentos adicionais, como sirene e sensores por exemplo", explica o CEO do RIO, Jan Kaumanns.

Além do Essentials, serão disponíveis serviços tais como avaliação de desempenho do veículo com maior armazenamento dos dados na nuvem, treinamentos do motorista e monitoramento, gerenciamento de tacógrafos e planejamento de manutenção. Outros serviços dedicados também à logística avançada serão oferecidos por meio da plataforma como localização, cercas e alertas, gestão de entregas e troca de mensagens com o motorista, além de identificação e administração de implementos. 

Fonte: Automotive Business

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube