Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Como a Rota 2030 vai afetar os negócios automotivos

Publicado em 11/08/2017

Automotive Business irá promover Workshop sobre o tema em 18 de setembro
Fonte: Automotive Business

No workshop “O Impacto da Rota 2030 na Indústria Automobilística”, que Automotive Business promove dia 18 de setembro em São Paulo, será possível saber como anda a corrida contra o tempo para a publicação do decreto-lei que regulamentará a Rota 2030, programa que estabelece bases para uma nova política industrial dirigida ao setor automotivo. O novo programa deverá impactar fortemente as operações automotivas e os negócios no setor. 

A pressa se deve ao fato de ser essencial haver marcos regulatórios para o setor automotivo a partir de 1º de janeiro de 2018, quando termina o Inovar-Auto. “Vale lembrar que o novo regime automotivo só poderá ter vigência em janeiro se for publicado com antecedência de 90 dias, ou seja, até o último dia útil de setembro”, explica o presidente da consultoria Jato Dynamics, Vitor Klizas. 

No evento de Automotive Business serão analisados os objetivos dos grupos de trabalho que desenham a estrutura do programa Rota 2030, focando os temas: 1 – Recuperação dos fornecedores; 2 – Localização de tecnologia; 3 – Eficiência energética; 4 – Pesquisa, desenvolvimento e engenharia; 5 – Segurança; 6 – Inspeção veicular; 7 – Logística; e 8 – Tributação. 

A convite de Automotive Business, a Anfavea avaliará o alcance da nova política industrial que chegará em substituição ao Inovar-Auto e influenciará diretamente a maneira de trabalhar e as estratégias das empresas relacionadas à indústria automobilística. O Sindipeças, representado por seu presidente Dan Ioschpe, fará palestra para indicar o que o setor de autopeças espera do Rota 2030. 

“O Rota 2030 será um conjunto de regras para o setor automotivo desenhado com foco no mercado, não em tributos ou metas de manufatura, como é o Inovar-Auto, que termina no fim de 2017”, disse Ioschpe a Automotive Business. Ele abrirá espaço para um painel de debate com quatro diretores de empresas fabricantes de autopeças: Frédéric Sebbagh, presidente do grupo Continental América do Sul; José Eduardo Luzzi, presidente da MWM Motores Diesel; Osias Galantine, diretor comercial do grupo Aethra; e Wilson Bricio, presidente da ZF América do Sul e da VDI. 

A AEA, Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, enviará como palestrante seu presidente, Edson Orikassa. A Becomex, por meio do diretor de operações Jersony Souza, analisará o papel das exportações na trajetória de crescimento das operações automotivas. Vitor Klizas, presidente da consultoria Jato Dynamics, avaliará como a eficiência energética será utilizada como referência na avaliação dos projetos apresentados pelas montadoras ao Rota 2030. 

Margarete Gandini, diretora do Departamento de Indústrias para a Mobilidade e Logística, do MDIC, foi convidada para mostrar como o governo promoverá a nova política industrial para o setor automotivo. Caberá ao presidente da TCP Latam, Wilbert Sanchez, indicar o que as empresas de autopeças podem fazer para recuperar o fôlego no atual momento de dificuldades econômicas. 

A palestra de encerramento caberá a Bruno Jorge Soares, coordenador de indústrias de alto impacto da ABDI, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, que tratará dos desafios para regulamentar a implantação de fábricas inteligentes no País dentro dos conceitos avançados de Indústria 4.0. 

Mais informações sobre o workshop Legislação Automotiva – O Impacto da Rota 2030podem ser encontradas em www.automotivebusiness.com.br/workshoplegislacao2017

O planejamento da Nova Política Automotiva – Rota 2030 e seus desdobramentos respondem ao monitoramento da "Variável 06 – Governo: Política Industrial para o setor” do estudo que orienta os trabalhos da Articulação do Setor Automotivo.

Para mais informações sobre o projeto, entre em contato:
Tel: 41 3271-7443
Email: observatorios.setorautomotivo@fiepr.org.br


Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube