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Montadoras concordam em atualizar carros a diesel na Europa

Publicado em 26/07/2017

Acordo com autoridades visa impedir proibições destes modelos nas cidades

Fonte: Automotive Business

As montadoras da Europa e autoridades alemãs concordaram em um plano para atualizar os softwares de carros a diesel e que atendem as legislações Euro 5 e Euro 6 a fim de reduzir as emissões e evitar proibições de circulação destes modelos em centros urbanos. Com as atualizações, a indústria será capaz de reduzir a emissão de NOx (óxido de nitrogênio) em cerca de 20%, disseram fontes à agência de notícias Reuters, em 21 de julho.

Os custos podem chegar a € 2 bilhões, com a indústria concordando em gastar cerca de € 100 por carro, disseram as fontes. Além disso, um comitê será instituído para medir o impacto da atualização dos carros nas cidades. O plano prevê que todas as marcas de automóveis tanto os fabricados localmente quanto os importados e que estão em conformidade com os padrões de emissões Euro 5 e Euro 6 deverão atualizar seus modelos.

Representantes do setor automotivo e o ministro alemão dos transportes, Alexander Dobrindt, se reunirão em Berlim em 2 de agosto para debater sobre a crise do diesel para evitar a ameaça cada vez mais palpável da proibição da circulação desse tipo de motorização em várias cidades do país. Tal ameaça começa a afetar a venda dos carros a diesel, que está em queda.

Audi e Daimler se antecipam e anunciam atualizações

Com isto a Audi se antecipou e anuncia a atualização do software de 850 mil veículos movidos a diesel, equipados com os motores V6 e V8 TDI, que cumprem as normas Euro 5 e Euro 6. A revisão envolve proprietários na Alemanha, Estados Unidos e Canadá. Neste total também está incluído modelos Volkswagen e Porsche, mas o comunicado da Audi divulgado na sexta-feira, 21, não menciona quantos são de cada marca.

Também nos últimos dias, a Daimler anunciou que vai atualizar 3 milhões de automóveis Mercedes-Benz na Europa, cujos reparos deves custar € 220 milhões. A medida veio após autoridades reguladoras da Alemanha convocarem a montadora para esclarecer questões a respeito de emissões de poluentes. Na ocasião, a empresa concordou com o Ministério do Transporte em submeter os carros a uma nova rodada de testes.

Ambas atualizações serão feitas de forma voluntária, informam as montadoras, ou seja, o proprietário submete seu veículo ao reparo, que é gratuito, se assim o desejar.

Em alinhamento ao tema, com o apoio do Sistema Fiep, Curitiba irá receber a 14° edição do Fórum SAE de Tecnologia de Motores Diesel, em 22 e 23 de agosto. Para inscrição e mais informações sobre o evento, clique aqui.

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