Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Mercedes vai construir primeira fábrica na Rússia

Publicado em 03/03/2017

As instalações devem ser inauguradas em 2019 e gerar investimentos de até 250 milhões de euros

Fonte: Jornal de Negócios

É a primeira vez, desde 2013, que um grande produtor automóvel constrói uma fábrica naquele país. A marca alemã deve abrir as instalações em 2019 para beneficiar da esperada recuperação da economia.

A casa-mãe da alemã Mercedes, a Daimler, vai investir pelo menos 250 milhões de euros na construção da primeira fábrica na Rússia daquela marca automóvel topo de gama.

A entrada do fabricante automóvel surge num momento em que se espera um crescimento nas vendas de automóveis no mercado russo ao longo de 2017, após quatro anos sucessivos de recuos. E num ano em que as autoridades oficiais aguardam um crescimento da economia, depois de dois exercícios de contracção.

Os primeiros carros a produzir nas futuras instalações de Esipovo, a 40 quilômetros de Moscovo, irão para a estrada em 2019. Em causa veículos utilitários desportivos (SUV) e sedan da classe E.

A associação de empresas europeias na Rússia estima que as vendas de automóveis naquele mercado cresçam cerca de 4% este ano para os 1,48 milhões de carros. Mas o primeiro mês do ano ainda não reflete este cenário: as vendas caíram 5% em relação a Janeiro de 2016.

A produção da marca alemã será feita através de uma joint-venture já existente com a russa KamAZ PJSC e a fábrica terá mais de mil trabalhadores. É o primeiro investimento feito por um fabricante automóvel global naquele país desde 2013 e desde as sanções económicas impostas pelos EUA e União Europeia na sequência da anexação da Crimeia pela Federação Russa.

A instalação da Mercedes acontece depois de também as concorrentes BMW e a Audi terem começado a fazer a montagem de veículos no país. A BMW produz os seus série 3 e SUV no enclave de Kaliningrado através do parceiro Avtotor, enquanto a Audi produz os A6 e A8 em Kaluga.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube